Desde 2017 sem funcionar, a Zona Azul volta a ser operada em Itapetininga a partir desta segunda-feira, 17 de junho. A lei nº 7.078, que dispõe sobre a administração do estacionamento rotativo, foi regulamentada em 27 de novembro de 2023.
O funcionamento será de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h, e aos sábados, das 9h às 14h. O estacionamento rotativo custará R$ 2 por hora, podendo ser renovado pelo período de mais 60 minutos. A tolerância, apenas para o cartão que esteja vencido, será de no máximo de dez minutos. Se o veículo estiver sem a identificação de zona azul, a Guarda Municipal será acionada e poderá aplicar multa.
Inicialmente, as ruas atendidas serão:
Av. Peixoto Gomide
Rua Barbosa Franco até o cruzamento com a rua Saldanha Marinho
Rua Saldanha Marinho
Rua Aristides Lobo
Rua Campos Salles
Rua Silva Jardim
O sistema de estacionamento rotativo tem o objetivo de garantir a circulação e a utilização das vagas de estacionamento localizadas nas áreas comerciais, não implicando a responsabilidade ao município a segurança do veículo, por acidentes, danos, furtos, roubo ou prejuízo de qualquer natureza que os veículos dos usuários ou estes venham a sofrer nos locais do estacionamento.
“Estamos muito satisfeitos em poder retomar a Zona Azul em Itapetininga. Essa medida é essencial para garantir a fluidez do trânsito e o acesso aos estabelecimentos comerciais no centro da cidade. Além disso, o Programa Municipal Guarda Aprendiz proporcionará oportunidades de emprego e capacitação para os jovens, contribuindo para o desenvolvimento pessoal e profissional da nossa comunidade.”, disse o prefeito Jeferson Brun.