A Polícia Militar Ambiental de Itapetininga prendeu um homem em flagrante pelo crime de extração ilegal de palmito na segunda-feira (22) no Parque Carlos Botelho, em Capão Bonito. Outros dois suspeitos conseguiram fugir pela mata. De acordo com a Polícia Militar Ambiental, o suspeito também foi multado em R$ 544 mil por crime ambiental.
A ação da PM ambiental ocorreu após receber informações dos guardas que atuam no parque sobre os infratores ambientais que estariam no interior da mata extraindo ilegalmente palmito Juçara. A palmeira Juçara é uma árvore que está em risco de extinção
Após receber a denúncia, os policiais planejaram uma ação em conjunto com a gestão do Parque Estadual Carlos Botelho durante a madrugada e surpreenderam os três homens cortando diversas palmeiras. Os policiais conseguiram prender um indivíduo, já outros dois fugiram mata adentro. Ao todo foram apreendidas 544 hastes do palmito Juçara e ferramentas utilizadas para o corte do palmito.
A Polícia Militar Ambiental alerta que a extração e o comércio ilegal é crime ambiental e orientam a população para que não contribua com o comércio ilícito, desconfie de rótulos inadequados e preços baixos. Os alimentos não possuem controle sanitário e podem prejudicar a saúde dos consumidores.