24 jun 2020
Redação
Produtos colhidos da terra no dia ou alimentos feitos de forma artesanal direto para a mesa do consumidor. Assim é Feira do Produtor Rural realizada às quintas-feiras, na Vida Nova (Bairro Pacaembu) e às sextas-feiras no Paço Municipal, em Itapetininga. O feirante Josilei Lima aponta que se tornou uma opção importante de compra para os moradores nos períodos da tarde e noite, entre 16h e 20h.
São clientes interessados em comprar produtos frescos. Explicou isso olhando para a banca de hortifruti. “O brócolis, a mexerica e o pimentão foram colhidos hoje de manhã. É possível verificar que são novos, que foram recém colhidos. Eles são mais saborosos e irão durar mais”, explica Lima. “É uma boa opção de compra para quem está atrás de produtos mais saudáveis”, acrescenta.
Para a feirante de queijos e doces, Josiane Aparecida Maria, aos poucos os clientes retornam do isolamento social com cautela. Para garantir a saúde, os feirantes utilizam máscaras de proteção facial. “Está voltando ao normal. O público acima de 60 anos não regressou. Estamos confiantes com as vendas após esse período”, aguarda.
As duas feiras se tornaram uma boa oportunidade de renda para os agricultores. Já para o consumidor que trabalha durante o dia e não podia frequentar as feiras tradicionais durante a manhã, a Feira do Produtor Rural durante a tarde e noite é uma alternativa. Também há um revigoramento do comércio no bairro. Os moradores não precisam se deslocar, pois a feira está ao lado da sua casa.
O programa é organizado pelo Sindicato Rural de Itapetininga, pelo Sistema Faesp/Senar e com o apoio da Prefeitura de Itapetininga. A Feira do Produtor Rural conta com barracas padronizadas pelos próprios produtores, com plástico de cor verde, com armação e balcões feitos de bambu, e todos os integrantes estão uniformizados.
A Feira do Produtor Rural é realizada na Vida Nova (Bairro Pacaembu) às quintas-feiras, das 16h às 20h, à rua Annunciato (em frente as torres), Já às sextas, a Feira do Produtor Rural funciona no Jardim Marabá, no Paço Municipal, em frente ao Atende Fácil, também às 16h às 20h.