10 de maio de 2025
Sem resultado
Ver todos os resultados
ANUNCIE
  • Home
  • Cidade
  • Economia
  • Política
  • Região
  • Conteúdo Especial
  • Vida e Estilo
  • Home
  • Cidade
  • Economia
  • Política
  • Região
  • Conteúdo Especial
  • Vida e Estilo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Jornal Cidade Itapetininga
Sem resultado
Ver todos os resultados
PUBLICIDADE

CPFL: Mais de 6 mil clientes podem garantir Tarifa Social na região de Itapetininga

25 de outubro de 2024
A CPFL Energia está há 110 anos no setor elétrico e atua nos segmentos de distribuição, geração, transmissão, comercialização e serviços. (Divulgação)

A CPFL Energia está há 110 anos no setor elétrico e atua nos segmentos de distribuição, geração, transmissão, comercialização e serviços. (Divulgação)

Facebook TwitterWhatsappTelegram

Mais de 9,4 mil clientes da CPFL Santa Cruz já recebem a Tarifa Social, que garante descontos de até 65% a consumidores de baixa renda, nas cidades atendidas na região de Itapetininga. No entanto, esse número poderia chegar a 16,3 mil, já que outras 6,9 mil famílias são elegíveis ao benefício, segundo estimativa da concessionária. A adesão dos clientes ao programa é automática e feita pela própria CPFL, mas dados divergentes e desatualizados no Cadastro Único (CadÚnico), do Governo Federal, podem inviabilizar a qualificação e o recebimento do benefício.  

O diretor comercial das distribuidoras CPFL Energia, Gustavo Uemura, explica que a inclusão é feita pelo cruzamento dos registros dos clientes no sistema da empresa com os do CadÚnico, que concentra os beneficiários dos programas sociais federais.  Assim, para que a identificação dos elegíveis ao desconto seja possível, as informações precisam ser idênticas em ambos os bancos de dados. “Pode acontecer do nome não estar escrito da mesma forma nas duas plataformas, ou o consumidor ter um endereço no cadastro do governo e outro no da CPFL. Essas são algumas das divergências que impedem a inserção imediata do cliente na Tarifa Social”, comenta Uemura.   

A CPFL Santa Cruz também busca ativamente os clientes que cumprem os requisitos para receber o abatimento nas contas de energia, para que o programa contemple mais famílias. Por meio de campanha nas redes sociais, nos canais de atendimento e via e-mail, a concessionária divulga os critérios da Tarifa Social e o que é necessário para ser cadastrado de forma automática e passar a receber o benefício. “Atuamos em várias frentes para que os clientes que tenham direito a esse desconto efetivamente o recebam, pois é um percentual que pode fazer diferença no orçamento de muitas famílias”, afirma o diretor comercial.  

Confira os números de clientes cadastrados da Tarifa Social nas cidades atendidas pela CPFL Santa Cruz na região de Itapetininga (dados de junho de 2024):  

Quem tem direito à Tarifa Social   

São elegíveis ao benefício famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) que atendam aos seguintes critérios: 

– Renda familiar mensal per capita menor ou igual a meio salário-mínimo nacional;    

– Família que tenha entre seus integrantes portador de doença ou deficiência (física, motora, auditiva, visual, intelectual e múltipla) e necessite fazer tratamento, procedimento médico ou terapêutico com uso continuado de aparelhos, equipamentos ou instrumentos que dependam de energia elétrica;   

– Família indígena ou quilombola;   

– Idosos com 65 anos ou mais ou pessoas com deficiência que recebam o Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BPC), nos termos dos artigos 20 e 21 da Lei nº 8.742, de 7 de dezembro de 1993.  

Descontos

Os descontos da Tarifa Social de Energia Elétrica variam de 10% a 65%, de acordo com a faixa de consumo: 


Para as famílias indígenas e quilombolas que cumpram os requisitos, a faixa inicial de consumo é maior e o desconto pode chegar a 100%:  

Como se cadastrar

Para se cadastrar no CadÚnico ou para atualizar dados cadastrais, basta procurar o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próximo.  

Uma vez inscrito no CadÚnico e caso atenda aos critérios, a CPFL faz a adesão automática do cliente na Tarifa Social e ele passa a receber as contas com o desconto. Mas vale reforçar: é fundamental que as informações do CadÚnico sejam idênticas às da base de dados da companhia. Isso inclui nome completo (sem erros ou abreviações) e números de documentos como CPF, RG e NIS, além do endereço.   

Portanto, se o cliente está inscrito no CadÚnico ou recebe o Benefício de Prestação Continuada (BCP) e ainda não usufrui do benefício da Tarifa Social, o primeiro passo é conferir se os seus dados no sistema do governo são os mesmos informados na conta de energia.  Caso contrário, ele deve atualizar ou alterar as informações em um ou ambos os sistemas, conforme a situação.  

No caso de dúvidas sobre a Tarifa Social, os clientes podem entrar em contato com a CPFL Santa Cruz pelo telefone 0800 772 2196 ou consultar o App CPFL Energia e site, que traz várias informações disponíveis sobre o benefício:  https://www.cpfl.com.br/tarifa-social-de-energia-eletrica . Na plataforma, basta o cliente acessar o caminho a seguir: Mais serviços > Meu Cadastro > Cadastro de Baixa Renda, e selecionar qual programa do governo está cadastrado. 

Sobre a CPFL Energia

A CPFL Energia está há 111 anos no setor elétrico e atua nos segmentos de distribuição, geração, transmissão, comercialização e serviços. É a maior distribuidora em volume de energia vendida, com mais de 13% de participação no mercado nacional, atendendo cerca de 10,4 milhões de clientes em 687 municípios nos estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Paraná.

Com 4.411 MW de capacidade instalada, está entre as maiores geradoras privadas do país, com atuação em fontes hidrelétrica, solar, eólica e biomassa. 

Atua de forma relevante também no segmento de transmissão, atendendo 87 subestações, que somam potência instalada de 14,9 mil MVA e mais de 6 mil quilômetros de linhas.

O grupo CPFL conta ainda com uma operação nacional por meio da CPFL Soluções, fornecendo soluções integradas em gestão e comercialização de energia, eficiência energética, geração distribuída, infraestrutura energética, serviços de consultoria para descarbonização e certificações de energia renovável (I-REC).

A CPFL Energia possui ações listadas no Novo Mercado da B3. O Grupo também ocupa posição de destaque em investimento social privado, com projetos de cultura, esporte e educação, por meio do Instituto CPFL.

Desde 2017, o Grupo faz parte da State Grid, terceira maior organização empresarial do mundo e a maior empresa de energia elétrica, atendendo 88% do território chinês.

Em 2024 as diplomacias do Brasil e da China celebram os 50 anos de relações oficiais entre os países. O marco é comemorado oficialmente em 15 de agosto. Desde então, essas duas nações têm construído uma parceria sólida e diversificada, expandindo a cooperação nas áreas como energia, ciência, tecnologia limpa e inovação.

Relacionadas

Em Itapetininga, USCS abre inscrições para vestibular 2º semestre com cinco novos cursos

por Cidade Itapetininga
8 de maio de 2025
Campus da Universidade São Caetano do Sul (USCS) em Itapetininga. Foto: Ana Paula Lazari / USCS

A Universidade São Caetano do Sul (USCS) abre inscrições para o vestibular do 2º semestre de 2025 com novidades no...

Ler maisDetails

Fundo Social de Solidariedade lança oficialmente Campanha Inverno Solidário 2025 em Itapetininga

por Cidade Itapetininga
8 de maio de 2025
O Fundo Social de Solidariedade orienta a população para que separe agasalhos e cobertores em bom estado. (Divulgação)

O Fundo Social de Solidariedade lança oficialmente a Campanha Inverno Solidário 2025, nesta sexta-feira, 9 de maio. A iniciativa, coordenada...

Ler maisDetails

Festa em louvor à Santa Rita será realizada de 10 a 22 de maio em Itapetininga

por Cidade Itapetininga
3 de maio de 2025
Segundo o pároco, padre Jean Michel, responsável pela paróquia, a expectativa para a festa deste ano é muito positiva. (Pascom/Paróquia Santa Rita de Cássia)

A tradicional Festa em Louvor a Santa Rita de Cássia, no bairro Olho D’água em Itapetininga, será realizada entre os...

Ler maisDetails

ExpoAgro 2025: mais um ano de sucesso e crescimento do evento em Itapetininga

por Cidade Itapetininga
8 de maio de 2025
Com mais de meio século de história, o evento se consolida como o maior e mais importante de toda região. (Divulgação)

Mais de dois mil empregos diretos e indiretos. Giro de negócios de mais de R$ 5 milhões. Público de mais...

Ler maisDetails

ExpoAgro Itapetininga reúne mais 90 mil pessoas no primeiro fim de semana

por Cidade Itapetininga
22 de abril de 2025
A ExpoAgro é realizada no Recinto de Exposições Acácio de Moraes Terra, em Itapetininga – SP e segue até o dia 27 de abril. (Divulgação)

Jorge e Mateus e Bruno e Marrone agitaram os shows da 52ª ExpoAgro de Itapetininga - SP. Com público de...

Ler maisDetails
Ver mais

LEIA O JORNAL CIDADE +

© 2022 Cidade Itapetininga. Todos os direitos reservados.

{rtf1ansiansicpg1252cocoartf2821 cocoatextscaling0cocoaplatform0{fonttblf0fnilfcharset0 HelveticaNeue;} {colortbl;red255green255blue255;red255green255blue255;red29green33blue46;} {*expandedcolortbl;;cssrgbc100000c100000c100000;cssrgbc14902c17647c23529;} paperw11900paperh16840margl1440margr1440vieww13520viewh14440viewkind0 deftab720 pardpardeftab720partightenfactor0 f0fs26 cf2 cb3 expnd0expndtw0kerning0 outl0strokewidth0 strokec2
}
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Cidade
  • Política
  • Economia
  • Conteúdo Especial
  • Esportes
  • Região
  • Cultura

© 2022 Cidade Itapetininga. Todos os direitos reservados.