PUBLICIDADE
17 de dezembro de 2025
Sem resultado
Ver todos os resultados
ANUNCIE
  • Home
  • Cidade
  • Economia
  • Política
  • Região
  • Conteúdo Especial
  • Vida e Estilo
  • Home
  • Cidade
  • Economia
  • Política
  • Região
  • Conteúdo Especial
  • Vida e Estilo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Jornal Cidade Itapetininga
Sem resultado
Ver todos os resultados

Construção civil lidera entre MEIs em Itapetininga e reflete novo perfil de empreendedorismo

Além da construção civil, outros segmentos também movimentam a economia local. (Divulgação)

Além da construção civil, outros segmentos também movimentam a economia local. (Divulgação)

Facebook TwitterWhatsappTelegram

O setor da construção civil se destaca como a principal atividade entre os Microempreendedores Individuais (MEIs) em Itapetininga. De acordo com um levantamento do Sebrae-SP, baseado em dados da Receita Federal, a cidade conta com 923 MEIs cadastrados na atividade de obras de alvenaria, representando aproximadamente 6,83% do total de 13.516 MEIs ativos no município.

Além da construção civil, outros segmentos também movimentam a economia local. O setor de salões de beleza, barbearias, manicures e pedicures, ocupa a segunda posição, com 833 MEIs cadastrados. O comércio varejista de vestuário e acessórios aparece em terceiro lugar, com 694 MEIs, impulsionado pelo mercado de moda e pela presença de vendedores autônomos. Em seguida, o transporte rodoviário de carga, com 673 MEIs, e o setor de promoção de vendas, com 514 MEIs ativos, completam o Top 5 das principais atividades empreendedoras da cidade.

PUBLICIDADE

O crescimento do número de MEIs em Itapetininga reflete um movimento de transformação no mercado de trabalho, especialmente no setor da construção civil. Segundo Eduardo Mantovani, consultor de negócios do Sebrae-SP, essa expansão não necessariamente indica um aumento da demanda por obras, mas sim uma reconfiguração do perfil dos profissionais da área. “Muitos trabalhadores que antes estavam vinculados a construtoras têm migrado para o modelo MEI em busca de mais autonomia e flexibilidade. Isso permite que eles tenham maior controle sobre seus ganhos e consigam atuar em diferentes projetos”, explica Mantovani.

Outro fator que impulsiona essa mudança é a estratégia adotada por coordenadores de equipes na construção civil. “Em momentos de intervalo no cronograma das obras, alguns profissionais optam por atuar de forma independente para complementar a renda. Com o tempo, eles percebem novas oportunidades e acabam formando suas próprias equipes”, acrescenta o consultor.

Com essa nova dinâmica, surge também a necessidade de que esses profissionais adotem uma mentalidade empreendedora. “Ao se tornarem autônomos, eles precisam se planejar financeiramente, já que deixam de contar com benefícios como 13º salário, férias remuneradas e outros direitos da CLT. Ter uma reserva técnica e uma boa gestão financeira é fundamental para garantir a sustentabilidade do negócio”, alerta Mantovani.

Apesar dos desafios, o setor segue com oportunidades, especialmente na área de manutenção. “O que temos observado é um crescimento na demanda por serviços de reparos e melhorias em construções já finalizadas, principalmente após dois ou três anos da entrega dos imóveis”, conclui o consultor.

O cenário atual reforça a resiliência e a capacidade de adaptação dos profissionais de Itapetininga. Com planejamento e visão estratégica, o modelo de trabalho independente pode se consolidar como uma alternativa sustentável para muitos trabalhadores, contribuindo para o fortalecimento do empreendedorismo local.

Fonte: Sebrae Sorocaba

Relacionadas

Confira o que abre e fecha no Dia do Servidor Público

por Cidade Itapetininga
Praça dos Três Poderes, localizada no Jardim Marabá. (Divulgação)

Comemorado oficialmente em 28 de outubro, o Dia do Servidor Público foi antecipado para esta segunda-feira (27). Com a mudança...

Ler maisDetails

Feira de Economia Criativa e Solidária vai ser realizada em outubro em Itapetininga

por Cidade Itapetininga
A FECRIS é mais que uma feira: é um espaço de integração, cultura e solidariedade, reunindo artistas, empreendedores criativos, coletivos e iniciativas locais. (Divulgação)

A cidade de Itapetininga se prepara para mais uma edição da FECRIS – Feira de Economia Criativa e Solidária, que...

Ler maisDetails

Frota do transporte coletivo é renovada em Itapetininga

por Cidade Itapetininga
A nova frota traz mais conforto e segutança para os usuários. (Divulgação/Prefeitura de Itapetininga)

A Prefeitura de Itapetininga informou que novos ônibus municipais já estão em circulação nas linhas urbanas. A iniciativa faz parte...

Ler maisDetails

Carreta do Museu Catavento fica em Itapetininga até quarta-feira

por Cidade Itapetininga
Carreta itinerante do museu tem experimentos nas áreas de física, química, biologia, geografia e história — Foto: Divulgação/Museu Catavento

O Museu Catavento, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, está na cidade...

Ler maisDetails

Estrada do Distrito do Rechã recebe serviço de nivelamento

por Cidade Itapetininga
A Prefeitura de Itapetininga, por meio da secretaria de Serviços Públicos, realizou nesta semana o nivelamento em estrada do Distrito do Rechã. (Divulgação/Prefeitura de Itapetininga)

A Prefeitura de Itapetininga realizou nesta semana o nivelamento em estrada do Distrito do Rechã. A ação tem como objetivo melhorar...

Ler maisDetails
Ver mais
PUBLICIDADE

Notícias Recentes

Elias Francisco, de Alambari, da classe F33, alcançou um feito histórico. (Divulgação)

Paratleta de Alambari, Elias Francisco, conquista dois recordes das Américas no Campeonato Brasileiro Paralímpico

O Night Glow é um espetáculo noturno encantador, no qual balões de ar quente permanecem presos ao solo enquanto realizam uma coreografia de luzes sincronizadas. (Divulgação)

Alambari prepara noite mágica com ‘Night Glow’ e show especial de Paulo Ricardo com entrada gratuita

No curso, os alunos são orientados e preparados na busca de um emprego compatível com seus interesses e habilidades. (Agência Brasil)

PAT de Itapetininga tem 224 oportunidades de emprego nesta segunda-feira

A população da cidade de Itapetininga chegou a 157.790 pessoas no Censo de 2022, o que representa um aumento de 9,29% em comparação com o Censo de 2010. (William Furtado)

Prefeitura de Itapetininga realiza nova Audiência Pública para revisão do Plano Diretor nesta segunda-feira

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

© 2022 Cidade Itapetininga. Todos os direitos reservados.

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Cidade
  • Política
  • Economia
  • Conteúdo Especial
  • Esportes
  • Região
  • Cultura

© 2022 Cidade Itapetininga. Todos os direitos reservados.