A Prefeitura de Itapetininga, por meio da secretaria de Cultura e Turismo, inaugurou, na manhã do último domingo, 16, a Praça do Ciclista. O evento, que contou com a presença de grupos de ciclistas, autoridades e moradores, também marcou o início oficial das atividades do Projeto Ciclorrotas Itapetininga, uma iniciativa de promoção do cicloturismo e expansão da prática do ciclismo nas diversas regiões do município.
O Projeto Ciclorrotas Itapetininga é um conjunto de 18 rotas interligadas de cicloturismo, que percorrem bairros e estradas rurais da cidade, proporcionando aos ciclistas a oportunidade de explorar trilhas e admirar as paisagens dos campos rurais. Esta ação visa fortalecer o vínculo com a natureza e impulsionar a prática do ciclismo como uma alternativa saudável e sustentável de lazer, cultura e turismo.
Waldemar Oliveira, pai do homenageado esteve presente e se emocionou com a lembrança do filho. “Fico muito feliz em ver esse movimento tão grande, essa praça tão linda e meu saudoso filho sendo lembrado. É muita emoção. Waldecir não está entre nós, mas ele cumpriu muito bem sua missão de esportista em Itapetininga. Agradeço a administração municipal por homenagear meu filho com esta praça”.
Após a cerimônia de inauguração, os grupos de ciclistas seguiram para o percurso inaugural do Projeto Ciclorrotas, com a Rota Verde – Mato Seco, uma das 18 rotas planejadas, para celebrar o início das atividades do projeto.
A Praça do Ciclista fica na Avenida Cyro Albuquerque e conta com bancos, ponto de hidratação e de parada das bikes, servindo de apoio aos ciclistas que passam pelo trecho.
Ciclorrotas
As Ciclorrotas Itapetininga é um conjunto de Rotas de Cicloturismo, desenvolvidas pela secretaria de Turismo e Cultura de Itapetininga, no intuito de fomentar e expandir a atividade de cicloturismo em todas as extremidades do município de Itapetininga.
Devido ao grande número de bairros e estradas rurais, o projeto possibilitou o levantamento de 18 Rotas, que se interligam. Os ciclistas poderão conhecer novas rotas e lindas paisagens, nos campos rurais da cidade, que tem variações entre níveis fácil, médio e difícil, classificadas segundo a NBR ABNT 15509-2.
Rota Verde
Rota Verde 01 – ciclovias
Rota Verde 02 – Mato Seco
Rota Verde 03 – Mirante Rio Itapetininga
Rota Verde 04 – Fishing Park
Rota Verde 05 – Chapada Grande
Rota Verde 06 – Alambari
Rota Amarela
Rota Amarela 01 – Cachoeira Morro do Alto
Rota Amarela 02 – Usina
Rota Amarela 03 – Escola Agrícola
Rota Amarela 04 – Abacateiro Alambari
Rota Amarela 05 – Ponte dos Ingleses
Rota Amarela 06 – Seu Carlos
Rota Vermelha
Rota Vermelha 01 – Várzea Tradicional
Rota Vermelha 02 – Cachoeira Morro do Alto
Rota Vermelha 03 – Fazenda Cereser
Rota Vermelha 04 – Ponte dos Ingleses
Rota Vermelha 05 – Mato Seco/Árvore Grande
Rota Vermelha 06 – Varginha/Almondegas
O passaporte que explica detalhadamente cada uma das rotas pode ser retirado, gratuitamente, na secretaria de Cultura e Turismo, localizada à rua Benjamin Constant, 327, no centro de Itapetininga, das 9h às 17h, de segunda a sexta-feira, exceto feriados. O passaporte também está disponível para download no link:
No passaporte estão listadas todas as rotas, com mapa, e ainda orientações de cada trecho com distância, ganho de elevação, elevação máxima, tempo médio e velocidade média.