A cidade de Itapetininga não vai expandir a vacinação contra a dengue. Na última sexta-feira (14), o Ministério da Saúde autorizou os municípios que tivessem doses com prazo de validade nos próximos 30 ou 60 dias a ampliar a imunização. Mas Itapetininga seguirá com a vacinação contra a dengue crianças e jovens de 10 a 14 anos.
De acordo com o Ministério, a expansão do público-alvo deve considerar a disponibilidade de doses e a situação epidemiológica de cada estado e município.
O Ministério da Saúde autorizou a ampliação de público para aplicação da vacina contra a dengue em municípios que estejam com seus lotes próximos do vencimento e de acordo com normativa emitida pelos Governos Estaduais a essas cidades.
A Prefeitura de Itapetininga informou, por meio de nota, que não é o caso de Itapetininga que, até o momento, tem as vacinas disponíveis em todas as unidades de saúde para o público-alvo de crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, todas dentro do prazo para aplicação da 1ª e 2ª doses.
Para se vacinar é necessário que os pais ou responsáveis levem a criança ou adolescente até a unidade de saúde mais próxima de sua casa e apresentem documento do vacinado e carteira de vacinação (se possuírem).
Para completar o esquema vacinal, é preciso tomar duas doses da vacina, o que garante a imunização oferecida pela vacina.
Nota da Prefeitura de Itapetininga
O Ministério da Saúde autorizou a ampliação de público para aplicação da vacina contra a dengue em municípios que estejam com seus lotes próximos do vencimento e de acordo com normativa emitida pelos Governos Estaduais a essas cidades. Não é o caso de Itapetininga que, até o momento, tem as vacinas disponíveis em todas as unidades de saúde para o público-alvo de crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, todas dentro do prazo para aplicação da 1ª e 2ª doses.