A Nunciatura Apostólica no Brasil comunicou na manhã desta terça-feira, 25 de fevereiro, a decisão do Papa Francisco em nomear o atual bispo de Nova Friburgo/RJ , Dom Luiz Antônio Lopes Ricci, como novo bispo titular da Diocese de Itapetininga.Ele assume a posição que era ocupada por Dom Gorgonio Alves da Encarnação Neto, que teve um trabalho significativo à frente da diocese, mas agora se aposenta após anos de dedicação.
Dom Luiz Antônio nasceu em Bauru, São Paulo, no dia 16 de maio de 1966. Formado em Filosofia e Teologia, especializou em Bioética e possui o título de Doutor em Teologia Moral. Foi ordenado presbítero em 10 de julho de 1997 em sua cidade natal e em 10 de maio de 2017 foi designado pelo Papa Francisco como bispo auxiliar de Niterói (RJ), tendo recebido a ordenação episcopal no dia 16 de julho 2017 no Santuário do Sagrado Coração de Jesus em Bauru.
Natural de Bauru/SP, Dom Luiz Antônio nasceu no dia 16 de maio de 1966. Foi ordenado presbítero em 10 de julho de 1997 em sua cidade natal e em 10 de maio de 2017 foi designado pelo Papa Francisco como bispo auxiliar de Niterói/RJ, tendo recebido a ordenação episcopal no dia 16 de julho 2017 no Santuário do Sagrado Coração de Jesus em Bauru.
Possui graduação em Teologia – Bacharelado (convalidação) pela Faculdade João Paulo II (2013); graduação e licenciatura plena em Filosofia pela Universidade do Sagrado Coração (1996); mestrado em Teologia Moral pela Pontifícia Universidade Lateranense (1999) e doutorado em Teologia Moral pela Pontifícia Universidade Lateranense (2007).
Dom Ricci possui um livro publicado pela Editora Paulus, com o título “Morte Social: Mistanásia e Bioética”.