30 jun 2020
Redação
A Biblioteca Municipal de Itapetininga passa a contar com um acervo de mais de 30 mil livros infantis, infantojuvenis e adultos de diversos gêneros e em vários idiomas, além de jornais e revistas do mundo todo.
Para ter acesso, basta ligar na Biblioteca Municipal, no telefone (15) 3272- 3265, das 8h às 14h e fornecer nome completo e idade ou então enviar um e-mail para [email protected], com o assunto ‘cadastro biblioteca digital’. O interessado receberá um login com o link e algumas instruções sobre a plataforma.
A Biblioteca oferecerá 300 logins volantes, que serão liberados por 15 dias para cada pessoa. Com o login liberado, o leitor deve entrar no site da plataforma e escolher livremente entre as obras de acordo com a faixa etária.
O sistema é bastante simples e permitirá a busca por autor, gênero ou assunto. É possível ler até três livros por vez e a plataforma permite que a leitura seja continuada de onde parou. Assim, conforme a disponibilidade de logins, será possível renovar o empréstimo virtual.
Mesmo que um leitor esteja lendo um determinado livro, é possível que outras pessoas também possam ler, já que o acesso é virtual. Isso permite um alcance maior de obras a diferentes pessoas. A plataforma também permite a criação de clubes de leitura virtual e relatórios periódicos de acesso por obra e leitor.
Projeto
A Biblioteca de Itapetininga foi uma das dezenove bibliotecas públicas de todo o país a ser contemplada com uma verba de R$ 100 mil para implantação de biblioteca digital. O edital foi lançado pelo Governo Federal em 2018 e no estado de São Paulo, além de Itapetininga, também foram contemplados os municípios de Itanhaém, São Carlos e São Caetano do Sul.
O espaço foi um dos escolhidos graças ao sucesso dos projetos literários para diversas idades e públicos, pela variedade de acervo e grande número de leitores cadastrados. E também por editais anteriores em que a Biblioteca já foi contemplada.
A Biblioteca comprou dispositivos de leitura de livros digitais, conhecidos por e-readers, tablets, móveis para o novo espaço que será criado e a licença para acesso de uma plataforma de livros digitais.