26 de outubro de 2025
Sem resultado
Ver todos os resultados
ANUNCIE
  • Home
  • Cidade
  • Economia
  • Política
  • Região
  • Conteúdo Especial
  • Vida e Estilo
  • Home
  • Cidade
  • Economia
  • Política
  • Região
  • Conteúdo Especial
  • Vida e Estilo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Jornal Cidade Itapetininga
Sem resultado
Ver todos os resultados

Projeto ‘Arte em Páginas’ transforma a vida de mulheres em Capão Bonito com o apoio da Suzano

Esse é um dos sete projetos que integram o programa “Falando de Sustentabilidade”, desenvolvido pela Suzano. (Dviulgação)

Esse é um dos sete projetos que integram o programa “Falando de Sustentabilidade”, desenvolvido pela Suzano. (Dviulgação)

Facebook TwitterWhatsappTelegram

O projeto “Arte em Páginas”, desenvolvido pelo Centro Educacional Artístico Renascer (CREAR) e apoiado pela Suzano, maior produtora mundial de celulose e referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do eucalipto, está transformando a realidade de mulheres de Capão Bonito (SP). Por meio de uma oficina de encadernação regenerativa, com foco no reaproveitamento, cadernos usados ganham nova vida como agendas e blocos de anotações personalizados, proporcionando uma fonte de renda para mães de alunos atendidos pelo centro educacional e atualmente desempregadas. A iniciativa une sustentabilidade e geração de renda para as famílias envolvidas. A expectativa é produzir 750 unidades até julho.

PUBLICIDADE

Esse é um dos sete projetos que integram o programa “Falando de Sustentabilidade”, desenvolvido pela Suzano. A iniciativa promove o mapeamento de organizações e entidades sociais locais para atuar em ações que incentivem o desenvolvimento social, ambiental e cultural em municípios prioritários para a empresa, com o objetivo de fortalecer o relacionamento com as comunidades locais.

“A sustentabilidade está na essência da Suzano e o projeto Arte em Páginas está totalmente alinhado a uma das nossas metas de longo prazo, que é ajudar a retirar 200 mil pessoas da linha de pobreza nas nossas áreas de atuação, até 2030. Iniciativas como esta reforçam nosso compromisso social e são fundamentais para colaborarmos com a construção de um futuro sustentável”, destaca Adriano Silva Martins, coordenador de Relacionamento Social da Suzano.

PUBLICIDADE

Iniciado em janeiro e com duração prevista de oito meses, o curso ensina a técnica de encadernação manual, utilizando equipamentos simples que permitem escala de produção. A prática de reutilização de cadernos usados reduz a pegada de carbono e exemplifica princípios da economia circular. Dessa forma, a iniciativa combina consciência ambiental com formação para trabalho e capacitação técnica, abrindo caminhos para o empreendedorismo. Além disso, a ação fortalece o senso de comunidade, pois promove a convivência e o trabalho em equipe. 

“Por meio dessa parceria com a Suzano, estamos realizando um curso de encadernação sustentável, criando produtos, que depois serão comercializados e vão gerar renda para as famílias envolvidas. É muito gratificante acompanhar de perto como esse trabalho tem impactado positivamente a vida de cada mãe de criança atendida na escola. Agradecemos à Suzano por tornar isso possível. Acreditamos que essa iniciativa é inédita no Brasil e temos orgulho de estar abrindo esse caminho”, afirma João Guilherme Vaz de Oliveira, voluntário do CREAR e coordenador do projeto.

A matéria-prima é obtida por meio de uma parceria com a Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis, a ACAMAR, responsável pela coleta seletiva no município, além de campanhas de arrecadação realizadas em escolas da cidade.

Sustentabilidade e impacto social

A expectativa é que o “Arte em Páginas” se consolide como modelo de negócio social. Para isso, uma cartilha está sendo desenvolvida com orientações sobre como montar oficinas semelhantes, o que pode facilitar a replicação do projeto em outras localidades.

Ao final do projeto, a renda obtida com a comercialização das agendas e blocos produzidos deve ser dividida em três partes: uma irá para as participantes, outra para o CREAR, e a terceira será destinada à continuidade e expansão do projeto para que novas turmas sejam criadas e mais pessoas sejam beneficiadas.

Para as mulheres participantes, a iniciativa já representa uma nova perspectiva de futuro. “Estamos aprendendo muito com esse curso e a cada dia temos uma experiência nova. Nunca imaginei que poderíamos reaproveitar um caderno já usado para fazer outros novos e ainda ganhar dinheiro com isso. Só tenho a agradecer por essa oportunidade”, comenta Michelle Cristina Alves de Proença, uma das integrantes da iniciativa.

Interessados em adquirir os cadernos e blocos de anotações produzidos pelo projeto e que desejam apoiar essa iniciativa podem entrar em contato com o CREAR pelo e-mail financeiro@crear.org.br.

Sobre o CREAR

Fundado em 1994, o CREAR (Centro Educacional Artístico Renascer) é uma organização não governamental que atende gratuitamente crianças de 6 a 15 anos. Inspirada na Pedagogia Waldorf, a entidade oferece um ambiente seguro, acolhedor e voltado para o desenvolvimento humano integral, por meio de atividades dentro e fora das salas de aula.

Sobre a Suzano

A Suzano é a maior produtora mundial de celulose, uma das maiores fabricantes de papéis da América Latina e líder no segmento de papel higiênico no Brasil. A companhia adota as melhores práticas de inovação e sustentabilidade para desenvolver produtos e soluções a partir de matéria-prima renovável. Os produtos da Suzano estão presentes na vida de mais de 2 bilhões de pessoas, cerca de 25% da população mundial, e incluem celulose; itens para higiene pessoal como papel higiênico e guardanapos; papéis para embalagens, copos e canudos; papéis para imprimir e escrever, entre outros produtos desenvolvidos para atender à crescente necessidade do planeta por itens mais sustentáveis. Entre suas marcas no Brasil estão Neve®, Pólen®, Suzano Report®, Mimmo®, entre outras. Com sede no Brasil e operações na América Latina, América do Norte, Europa e Ásia, a empresa tem mais de 100 anos de história e ações negociadas nas bolsas do Brasil (SUZB3) e dos Estados Unidos (SUZ). Saiba mais em: suzano.com.br.

Relacionadas

RMS 2040: Programa LÍDER promove 4º Fórum com foco em governança, integração regional e desenvolvimento estratégico

por Cidade Itapetininga
Lançamento Projeto Lider Territórios Empreendedores Sorocaba, estavam presentes: Alexandre Martins Gerente Regional, Felipe Vieira Alves Coordenador de Desenvolvimento Regional, Erly Sillos Driretor da Ciesp, Hudson Pessini Secretário de Relações do Trabalho, Péricles Gonçalves Prefeito da Capela do Socorro e Nelson Hervey Costa Diretor Superintendente Sebrae Foto: Bruna Rubini

A Região Metropolitana de Sorocaba (RMS) dá mais um passo em seu plano de desenvolvimento com a realização do 4º...

Ler maisDetails

Prefeitura de Alambari leva empreendedores para a Feira do Empreendedor 2025

por Cidade Itapetininga
O evento acontece entre os dias 15 e 18 de outubro de 2025, no São Paulo Expo. (Divulgação)

O evento acontece entre os dias 15 e 18 de outubro de 2025, no São Paulo Expo, das 10h às...

Ler maisDetails

Alambari recebe o Prêmio Facilita SP

por Cidade Itapetininga
O prêmio foi recebido pelo Prefeito João Paulo Carioca. (Divulgação)

Alambari também foi reconhecida com o Prêmio Facilita SP, concedido pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, que destaca o avanço...

Ler maisDetails

Prefeitura de Alambari: concurso público de agente de saúde tem edital retificado e inscrições prorrogadas

por Cidade Itapetininga
Candidato durante prova de múltipla escolha de um concurso público. (Agência Brasil).

A Prefeitura de Alambari informa que o concurso público nº 04/2025 teve alterações importantes em seu edital de abertura. A...

Ler maisDetails

Sorocaba passa a contar com Polo Regional da Câmara de Conciliação, Mediação e Arbitragem CIESP/FIESP

por Cidade Itapetininga
O evento contou com a presença do presidente em exercício do CIESP, Luiz Alberto Soares Souza; da secretária-geral da Câmara, Lilian Bertolani; do diretor titular do CIESP Sorocaba, Erly Domingues de Syllos. (Divulgação)

Na terça-feira (30/09), o CIESP (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo) inaugurou, em sua sede regional de Sorocaba,...

Ler maisDetails
Ver mais
PUBLICIDADE

© 2022 Cidade Itapetininga. Todos os direitos reservados.

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Cidade
  • Política
  • Economia
  • Conteúdo Especial
  • Esportes
  • Região
  • Cultura

© 2022 Cidade Itapetininga. Todos os direitos reservados.