A Beneficência Nipo-Brasileira de São Paulo (ENKYO), que administra o Hospital “Dr. Léo Orsi Bernardes” (HLOB) em Itapetininga, entregou nesta quarta-feira (20), a obra de reforma e ampliação das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs).
A nova estrutura, que leva o nome da “Dra. Silmara Aparecida Conde Macedo”, eleva a capacidade do hospital para 20 leitos de UTI, com o objetivo de oferecer um atendimento ainda mais moderno e humanizado à população.
A abertura do local contou com a presença do chefe do Executivo, da Diretoria da Beneficência Nipo-Brasileira de São Paulo, e dos funcionários da instituição. Desde que assumiu a gestão do hospital em 1º de julho de 2022, a ENKYO tem investido em melhorias contínuas. A reforma e ampliação das UTIs são as mais recentes etapas desse processo.
Inovação e humanização no cuidado intensivo
A nova UTI do HLOB foi projetada com foco em tecnologia e conforto para pacientes e suas famílias.
A unidade conta com:
- 20 leitos de UTI convencional, dos quais 10 são leitos de isolamentos fechados com vidro, garantindo maior segurança e controle de infecções. • 7 leitos com pontos para hemodiálise, permitindo que o procedimento seja realizado no próprio leito, sem necessidade de deslocamento do paciente, anteriormente eram apenas 02 pontos.
- Iluminação individual e TVs em cada leito, proporcionando um ambiente mais acolhedor e humanizado.
- Possibilidade de permanência de um familiar, reforçando a importância do apoio afetivo no processo de recuperação.
- Salas funcionais para a equipe médica e de enfermagem e uma central de monitorização para garantir a eficiência máxima no cuidado aos pacientes.
Com a entrega da obra, o HLOB reafirma seu compromisso em oferecer um serviço de excelência, melhorando a qualidade de vida da comunidade de Itapetininga e região.





