05 jul 2020
Redação
Cerca de 100 pessoas começaram a ocupar um terreno particular no Taboãozinho. Elas afirmam que resolveram montar barracos para viver com a família numa área próxima a rua Agides Ravacci. “Resolvemos ocupar aqui porque perdemos o emprego e não conseguimos mais pagar aluguel”, diz Ana Mainara Prestes em entrevista ao site Cidade Itapetininga no final da tarde deste domingo (5).
Ela conta que no terreno já estão montados mais de 80 barracos e muitas pessoas ainda estão para chegar. “São muitos desempregados, pessoas que não têm onde morar e tinham uma esperança de conseguir uma casa no sorteio de moradias, mas infelizmente eram poucas casas e quem ganhou foram pessoas com melhores condições”, disse.
Ana, que montou um barraco para morar com a sua filha, afirma que levava uma vida normal. Ela trabalhava como consultora numa operadora de telefonia, mas foi despejada porque perdeu o emprego e não conseguiu mais pagar o aluguel. “Assim como eu, a maioria perdeu o emprego e foi despejada. Estavam sobrevivendo apenas com o auxílio emergencial. Mas com esse dinheiro não dá para pagar aluguel, cuidar dos filhos e comer”, afirma.
Visualizar(abrir em uma nova aba)
Outra ocupante, Marta Flávia Padilha, afirma que perdeu o emprego e não tem mais condições de pagar aluguel. “Aqui será um abrigo, ninguém quer o terreno, mas vamos ficar aqui para reivindicar uma moradia da prefeitura”, afirmou a moradora. “Eu trabalhava numa fábrica de costura, mas fui demitida e estava recebendo o seguro desemprego. A minha intenção era arrumar um novo trabalho, mas ninguém está contratando”, conclui.
A reportagem apurou que a Polícia Militar esteve no local e que fez algumas orientações aos ocupantes. O site Cidade Itapetininga também tenta contato com a Prefeitura de Itapetininga e com o proprietário da área.