10 jul 2020
Redação
Há 145 anos, em 10 de julho de 1875, era inaugurado o primeiro trecho da Estrada de Ferro Sorocabana (EFS), que já foi uma das principais ferrovias do País e teve forte ligação com o crescimento da região, inclusive de Itapetininga.
Os trilhos se estendiam da região central de São Paulo, desde a Estação Júlio Prestes, até a fábrica de ferro de São João de Ipanema, à época pertencente a Sorocaba, por isso a ferrovia também foi chamada, por um período, de Companhia Sorocabana de Estrada de Ferro de Ypanema a São Paulo.
Por conta de sua ligação com o sul do país, o ramal sempre teve grande importância ao estado. Em 1951, a linha foi eletrificada até o Morro do Alto (Distrito de Itapetininga) e e em 1960, até Itapetininga, mas não passou daí
A primeira composição puxada por locomotiva a vapor saiu da capital às 8h30 daquela manhã, levando acionistas e convidados até a estação de Sorocaba.
Nos anos seguintes, a ferrovia idealizada pelo sorocabano Luis Matheus Maylasky, seguiu rumo ao oeste paulista. Os vagões de cargas e passageiros fizeram surgir povoações e cidades ao longo dos trilhos.
Em 1919, a ferrovia chegou a Presidente Prudente e, em 1922, os trilhos tocaram as barrancas do Rio Paraná, em Epitácio Pessoa, na divisa de São Paulo com o Mato Grosso – hoje Mato Grosso do Sul. A extensão da linha até a Baixada Santista só ocorreu em 1937.
A ferrovia, que em 1892 se fundira à Estrada de Ferro Ytuana, transformou-se em ferrovia estadual em 1905, sendo integrada à Fepasa – Ferrovias Paulistas S.A. em 1971. Em 1998, o governo paulista transferiu a malha estadual à União, através da Rede Ferroviária Federal. Os trens de passageiros circularam até 1999.