10 jul 2020
Redação
Itapetininga preserva grande parte dos 145 anos de ferrovia. O Museu Ferroviário, instalado no Clube Atléticos dos Sorocabanos de Itapetininga (CASI), conta com fotografias, pinturas, equipamentos e ferramentas que revivem a história da Sorocabana.
No local, que está fechado durante a quarenta, os visitantes podem conhecer uma locomotiva a vapor fabricada na Alemanha em 1912. “Só tem mais 2 dessa no Brasil”, conta o presidente do Museu Ferroviário, Carlos Eduardo dos Santos.
Segundo ele, o museu está fechado devido ao decreto estadual que impôs a quarentena no Estado de São Paulo, mas sempre funcionou de forma gratuita. “No museu, o visitante pode conhecer fotos e também peças ligadas a ferrovia e também aparelhos de comunicações. A história está toda aqui”, diz o presidente do Museu em entrevista ao site Cidade Itapetininga.
Ele também falou sobre a importância da ferrovia para o município. “A estrada de ferro chegou ao município em 1985 e teve uma grande importância, pois trouxe o desenvolvimento para Itapetininga”, disse.
O Casi, patrimônio cultural ligado à ferrovia no município, completou 75 anos no mês passado e luta para preservar a história. “Estamos protegendo essa área da especulação imobiliária. Preservar o Casi é tão importante como preservar as “Três Escolas”, disse.