11 jul 2020
Redação
A caminhada é um exercício aeróbico muito eficaz para a saúde. É uma atividade física perfeita, fácil, leve, melhora o seu astral e é capaz de proporcionar saúde, beleza e boa forma. Vale lembrar que práticas de atividades ao ar livre só são recomendadas respeitando o distanciamento.
“A medicina já comprovou que praticar caminhadas regularmente faz muito bem à saúde. O exercício contribui para a prevenção de doenças, combate a obesidade e melhora a auto-estima. É também uma atividade que aproxima as pessoas, inclusive pais e filhos, que podem aproveitar a ocasião para colocar o papo em dia”, diz o fisioterapeuta e preparador físico Wedney Prado, da Clínica Espaço Saúde.
Segundo ele, antes de iniciar a caminhada, é necessário tomar alguns cuidados para que seu exercício seja mais agradável. Confira:
- Respire corretamente
O ideal é inspirar pelo nariz e expirar pela boca. Quando o esforço é grande, a tendência é inspirar também pela boca. Aí, o ideal é diminuir o ritmo e respirar profundamente, contando até cinco, para voltar a inspirar pelo nariz e expirar pela boca.
Concentre-se na respiração, ela é a principal responsável por seu desempenho físico.
- Alongue tranquilamente
Antes e depois do seu treinamento dedique de 10 minutos para alongar seus músculos, gastando 30 segundos a 1 minuto em cada posição, focando sua atenção na sua respiração.
Atenção :: o alongamento sugerido é suave e feito com tranquilidade. Logo após sua caminhada seu corpo esta mais aquecido e se você exagerar na amplitude e intensidade do seu alongamento pode machucar sua musculatura, além de alongá-la.
- Cuide da alimentação e da hidratação
Antes de caminhar, procure fazer uma refeição leve, à base de frutas e sucos. E não esqueça de manter a hidratação adequada antes, durante e após a atividade física. Beba água.
- Programe um horário ideal
As caminhadas pela manhã são excelentes para estimular e preparar o organismo para o resto do dia. Nas caminhadas diurnas e vespertinas, nunca se esqueça do protector solar. Caminhar à noite também é uma opção para quem fica ocupado o dia todo, mas para isso é necessário escolher lugares bem iluminados e, é claro, ter cuidado com a segurança.
5. Seja regular e não exagere
Os exercícios físicos devem ser realizados de forma regular, com intervalo entre as sessões de 24 a 48 horas. A caminhada deve ser feita de forma gradual, começando com 30 minutos, três vezes por semana.
6. Repare no calçado e nas roupas
As principais marcas de tênis oferecem diversos modelos com sistema de amortecimento, que reduzem o impacto do pé no solo. No caso das roupas, as mais claras e leves são as melhores. Evite roupas apertadas que possam dificultar a respiração e os movimentos. Se você tiver problemas cardíacos, é de fundamental importância consultar seu médico para verificar possíveis riscos à saúde.