12 jul 2020
Redação
Os 72 funcionários do Asilo São Vicente de Paulo de Itapetininga começaram a realizar teste rápido contra Covid-19. A parceria é inédita com os Vicentinos que possuem 35 mil idosos espalhados em 600 unidades no Brasil. Em Itapetininga, são 85 pessoas acolhidas. O Abrigo da Congregação Cristã também será atendido.
A prefeita Simone Marquetto foi à entidade na sexta-feira, dia 10, para entregar os kits e orientar sobre a importância do exame. “Com o teste rápido nos funcionários poderemos bloquear uma possível contaminação com os assistidos”, disse a prefeita. A preocupação se baseia em estudos científicos em que o público idoso é onde se concentra a maior taxa de mortalidade, já que podem possuir doenças crônicas, como hipertensão, diabetes ou obesidade que os tornam mais frágeis no enfrentamento da pandemia. “É mais uma parceria em defesa da saúde”, informou Simone.
Na rede da instituição, foram constatadas 56 unidades no país com problemas relacionados à doença, mas nenhum em Itapentinga. De acordo com o médico Luis Antônio Orsi Bernardes, que trabalha na entidade, os funcionários com sintomas da Covid-19 são afastados por 14 dias e devem apresentar dois exames negativos para o retorno. Ele explicou que é importante identificar precocemente o vírus.
“Nossa preocupação é sua alta transmissibilidade”, acrescentou o médico. O gerente administrativo Adriano de Souza Santos explicou que a instituição adotou, desde o início da pandemia, medidas preventivas, como lavar as mãos regularmente, uso de álcool em gel, medição de temperatura de todos que entram no local, uso de avental diferente, dois quartos de isolamento e suspensão de visitas. Com isso, nenhum caso foi registrado.