14 JUL 2020
REDAÇÃO
Balanço do Governo do Estado de São Paulo mostra que 80,1% das mortes por coronavírus em Itapetininga são de pessoas com doenças preexistentes. Doenças cardíacas e diabetes foram as doenças associadas mais frequentes.
Segundo o boletim do governo estadual, 46,9% das vítimas fatais com doenças pré-existentes, tinham algum tipo de cardiopatia. Em seguida, aparecem as diabetes (34,7%) e doença neurológica (8,8%). A obesidade foi registrada em 5,6% das mortes no município. Confira a tabela com todas as doenças abaixo.
Os dados da Secretaria de Estado da Saúde (e-SUS e SIVEP-Gripe) e compilados pela Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados Estatístico (Seade) levam em conta os 25 óbitos registrados na cidade. O número de mortes de Covid associados a quadro de doenças pré-existentes é de 100 dentro do universo observado.
Letalidade
O governo estadual também apontou a letalidade dos que possuíam doenças preexistentes. No total, 37% dos que tinham comorbidades e tiveram contato com o vírus não resistiram.Neste cenário, os índices mais elevados foram em relação a outros problemas de saúde.
Na cidade, 50% das pessoas que tinham doença neurológica e contraíram a Covid-19 não resistiram. Já 48,9% que tinham doença renal morreram, enquanto 46,1% das pessoas tratavam pneumonia e foram infectadas tiveram óbito constatado.