15 JUL 2020
REDAÇÃO
A Câmara de Itapetininga aprovou na última terça-feira (14) um projeto de lei que obriga os bancos disponibilizarem álcool em gel nas agências, especificamente em locais de caixas eletrônicos com identificação biométrica.
O projeto de autoria do vereador Milton Nery (PSB) aguarda a sanção da prefeita Simone Marquetto (MDB).
Segundo o projeto, deverá ser disponibilizado um recipiente para cada equipamento de identificação biométrica e o descumprimento desta legislação acarretará multa de 50 mil reais e também multa diária de R$ 10 mil.
Segundo o autor do projeto, a identificação biométrica tem sido cada vez mais utilizada com o intuito de aumentar a segurança de identificação de pessoas, entretanto potencializa a capacidade de transmissão de infecções. “A higienização das mãos é considerada pelos profissionais da saúde, urna das medidas mais eficaz de prevenção contra várias doenças, podendo inclusive salvar vidas”, diz o vereador.
Conforme o projeto, o álcool em gel se mostra mais eficaz na eliminação de microrganismos das mãos em relação ao sabonete comum, sendo capaz de eliminar 99% dos microrganismos. “O projeto de lei visa contribuir para a saúde da população com a disponibilização de álcool em gel nos estabelecimentos bancários e similares que possuam caixas eletrônicos com identificação biométrica.