16JUL 2020
REDAÇÃO
A Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), que anunciou um câmpus em Itapetininga, é um dos 12 centros de pesquisa que farão os estudos clínicos para a vacina contra a Covid-19, integrando um grupo de excelência que inclui, nomes como Hospital Albert Einstein, USP e Unicamp, entre outros.
A USCS anunciou um campus em Itapetininga com cursos da área da saúde, inclusive o de Medicina, e que irá se instalar no prédio onde funcionou a Associação Anália Franco, às margens da rodovia Raposo Tavares.
A vacina contra a Covid 19 que será testada pela USCS está em avançado estágio de desenvolvimento. As testagens já foram feitas em animais, ‘in vitro’ e agora, já na Fase 3, será aplicada em seres humanos.
No Brasil, 9 mil pessoas participarão dos testes, exclusivamente profissionais da saúde que atuam na linha de frente no combate à Covid 19. Esses profissionais terão entre os dias 20 e 27 de julho para se inscreverem como voluntários.
A expectativa é de que em três semanas todos os voluntários já tenham sido vacinados dentro dos 12 centros de pesquisa.
Com a comprovação da eficácia nos testes, a vacina começa a ser produzida em larga escala no Instituto Butantan, responsável pela escolha dos centros de pesquisas e coordenação dos trabalhos, para distribuição no estado de São Paulo e todo Brasil.
“A gente sabe que as vacinas mais rápidas que foram produzidas demoraram de três a quatro anos. Essa aqui a gente está falando em um ano, um ano e meio. O mundo inteiro se debruçou sobre este tema. Todos estão trabalhando juntos, de forma solidária para tentar resolver essa pandemia. O nome da USCS vai entrar nos livros de história”, detalhou o reitor Prof. Dr. Leandro Prearo sobre o processo com que têm sido conduzidas as pesquisas em busca de uma vacina contra o Coronavírus.