24 JUL 2020
REDAÇÃO
Itapetininga confirmou a 29ª morte e 506 casos do novo coronavírus nesta sexta-feira (24). A nova vítima é uma mulher de 39 anos. Ela estava internada no hospital de Sorocaba e morreu no dia 17 de julho, mas a confirmação só foram enviadas à Vigilância Epidemiológica no fim da tarde.
O Governo do Estado de São Paulo contabiliza 506 casos confirmados em Itapetininga, número diferente do boletim da prefeitura que registra 472 casos. Segundo a prefeitura, a variação entre os números informados por municípios e Estados tem sido comum em todo o Brasil.
De Acordo com o Departamento de Vigilância Epidemiológica de Itapetininga isto pode acontecer por causa do chamado contrafluxo, quando um caso ou óbito de paciente itapetiningano são confirmados fora do município e as cidades notificam primeiramente o Estado e, somente depois, a Vigilância Epidemiológica de Itapetininga.
“Com relação aos óbitos é importante ressaltar que, assim que recebida do hospital a Declaração de Óbito ou com a confirmação positiva de resultado de exame, eles são imediatamente contabilizados na planilha da Vigilância Epidemiológica de Itapetininga. Este procedimento é adotado para óbitos de itapetininganos ocorridos em outras cidades ou no próprio município. Da mesma forma, assim que os casos confirmados são informados à Vigilância Epidemiológica, eles passam a constar nos números do boletim oficial”, explica.
A cidade mantém 74 pessoas em tratamento, conforme o Boletim da Prefeitura. São 30 pacientes no Hospital Municipal. Além disso, 192 pacientes estão com a suspeita da doença, aguardando resultados de exames.
Segundo a prefeitura,são 369 pacientes curados. Ao todo, a cidade realizou 2.092 notificações e registrou 1.428 exames negativos.