04 AGO 2020
REDAÇÃO
Por meio de moção de apelo enviada à Prefeitura de Itapetininga, o vereador Etson Brun (Cidadania) solicitará a criação de áreas contíguas às calçadas para lazer e convívio de pessoas ao ar livre – os chamados parklets.
Segundo o parlamentar o projeto é uma das estratégias para economia e para saúde diante a Covid-19 e também “uma nova política de ocupação dos espaços públicos”.
Os parklets são instalados em frente a locais com movimento como, por exemplo, bares e restaurante. Porém não é permitido que haja atividades comerciais, ou seja, as pessoas podem apenas sentar e consumir produtos.
O vereador explica que bares e restaurantes somente poderão ser abertos com restrições, o que acarreta em prejuízos. “Neste sentido, os parklets contribuem para uma saída do isolamento de forma mais segura”, defende o vereador.
Ainda conforme o parlamentar, o parklet auxilia no aumento da capacidade de pessoas com um maior distanciamento.
Esta experiência antes da pandemia já foi implantada em outros lugares. “Atualmente, estudos mostram que este tipo de projeto perto de pequenos negócios possibilita espaços confortáveis e seguros ao ar livre para as pessoas, além de funcionar como local de espera para serviços de entregas, evitando aglomerações dentro dos estabelecimentos.