20 AGO 2020
REDAÇÃO
A cidade de Itapetininga amanheceu com muitas nuvens e termômetros marcando 16°C de temperatura máxima prevista para esta quinta-feira (20). O motivo da queda na temperatura é a passagem de uma frente fria pelo estado, seguida de uma massa polar, segundo o Climatempo.
A previsão é que ocorra a chamada mínima invertida, quando a temperatura máxima acontece ainda pela manhã e, ao longo do dia, a temperatura começa cair e registra a menor temperatura.Os termômetros devem registrar 13°C durante a tarde e 12° por volta das 22h, segundo o Climatempo.
Em Itapetininga e região, a queda poderá ser de até 15º centígrados, segundo sites de meteorologia. Por volta das 11h30 da quarta-feira (19), os termômetros assinalavam 25º C de temperatura máxima, com mínima prevista de 14º C. O tempo estava parcialmente nublado. Já nesta quinta, o tempo mudou e o frio aumentou. Por volta das 14h50, os termômetros marcavam 16ºC. e a mímina pode chegar a 7ºC.
Alerta
Segundo aplicativo AccuWeather, que traz as previsões para smartphones, emitiu um alerta laranja para ocorrência de tempestades já nesta quinta-feira (20). As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). O órgão alerta também para ventos fortes, que podem chegar a 100 km/h, com queda de ganizo. Pode haver queda de energia. A orientação é para que as pessoas não se abriguem embaixo de árvores e nem da rede elétrica.
O frio aumenta na sexta-feira, com máxima caindo para 10º C. No final de semana, a previsão é de 11º de máxima no sábado e de 15º no domingo, com chuva moderada nos dois dias. Para a próxima semana, a temperatura máxima não deve ultrapassar os 24º C.
Segundo meteorologistas, a massa de ar polar deve trazer um frio intenso, chuva e até neve em algumas regiões. Só há registros de frio com essa intensidade em quatro ocasiões: 1955, 1963, 1975 e 1985. A massa de ar seguirá pelo continente e deverá atingir também outros países, como Paraguai e Bolívia.