03 SET 2020
REDAÇÃO
A destruição da Amazônia segue a um ritmo alarmante. E os povos que dependem da floresta estão em situação crítica, seja pela violência dos invasores, pela pandemia da Covid e agora pela fumaça das queimadas. Em reação a esta crise, músicos do Brasil e da Noruega se reúnem para tocar o alarme: um festival internacional de música com apresentações online para sensibilizar as pessoas e apoiar as comunidades da Amazônia. Entre as atrações, está confirmado o nome do itapetiningano Theodoro Nagô.
O “Amazon Alarm” é um festival online em parceria com o Greenpeace, que terá outros músicos ilustres se apresentando no dia 5 de setembro, Dia da Amazônia, em apoio à floresta e seus povos tradicionais
As produtoras Flake e Flow, da Noruega e do Brasil, com o apoio do Greenpeace, realizam esta conexão no dia 5 de setembro, o Dia da Amazônia, quando serão realizadas mobilizações simultâneas pela floresta em vários países. O festival Amazon Alarm é parte deste “Dia de Ação Global”.
A transmissão ao vivo será pelo site amazonalarm.com.br a partir das 15h horas pelo horário de Brasília. Segundo o Greenpeace, o evento pretende arrecadar doações para os povos indígenas que protegem a maior riqueza natural do país, e que precisam, agora, ser protegidos por nós. Todo o dinheiro arrecadado será transferido para a COIAB – Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira.
De acordo com o Greenpeace, as ameaças históricas causadas pelos garimpos, roubo de madeira, avanço da pecuária, agora se somam à contaminação pelo coronavírus, que se agrava com a fumaça das queimadas. No fim, tudo isso resulta no aumento do desmatamento e mais sofrimento na região.
Sobre Theodoro Nagô
Em 2005 Theodoro Nagô estreava em bares e casas noturnas de Itapetininga, sua cidade natal, com voz e violão, não demorou muito até que ele encantasse o público da cidade e de toda a região.
Desde então, Theodoro tem marcado presença em grandes festivais como o “Festival Lollo Terra de MPB”, onde conquistou o 3º Lugar e o Prêmio Inédito de Melhor Instrumentista em 2008 e no “Festival de Música Livre Venâncio Ayres”, onde conquistou o 1º Lugar no estilo MPB e ficou em 4º Lugar na classificação geral do concurso.
Ao longo de sua carreira Theodoro já fez a abertura de grandes shows como o de Danilo Caymmi e o saudoso Jair Rodrigues. Além disso, com sua trajetória de pouco mais de 10 anos, Theodoro já se apresentou por várias cidades do Estado de São Paulo como Tatuí, Sorocaba, Tietê, São Paulo, Campinas, Osasco, Barueri e Americana, além de já ter se apresentado em outros estados como na Bahia, em Mato Grosso do Sul, em Mato Grosso, no Paraná e em Goiás.
Em 2010 Theodoro Nagô lançou seu primeiro EP autoral “Poesia e Balanço” que contam com grandes sucessos do cantor como “balanço cruzado”, “preta” e “Por você tom menor”.
Atualmente Theodoro está dedicado a divulgação de seu primeiro disco cheio que acaba de ser lançado.