23 SET 2020
REDAÇÃO
Nas eleições 2020, a previsão é de que Itapetininga tenha 565 candidatos ao cargo de vereador. O número recorde foi oficializado nas atas das convenções dos partidos. Serão 424 homens e 141 mulheres.
Se todas as candidaturas lançadas forem homologadas pela Justiça, haverá aumento de 108%, em comparação com as eleições municipais anteriores, em 2016, quando Itapetininga teve 271 candidatos a uma vaga na Câmara Municipal.
O número de candidatos ainda pode mudar, já que a Justiça Eleitoral precisa aprovar o registro das candidaturas, e pode haver desistências, como ocorrem todos os anos.
Os candidatos têm até sábado (26) para registrar a candidatura. Segundo o Cartório Eleitoral, dos 565 candidatos, 234 homologaram a candidatura até a manhã desta quarta-feira (23). As propostas de candidatura ainda serão avaliadas pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e pelo TSE e podem ser deferidas (aprovadas) ou indeferidas (negadas).
Dos 33 partidos registrados no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 22 realizaram convenção em Itapetininga e lançaram candidatos para ocupar os 19 cargos na Câmara Municipal. Os outros decidiram não lançar nenhum candidato a vereador.
Um dos critérios para a aprovação ou não das candidaturas é o partido possuir pelo menos 30% de pessoas do gênero feminino (mulheres cis ou trans) entre os concorrentes.
Caso não cumpra o mínimo exigido em lei, o partido será intimado para resolver a questão, sob risco de perder todas as candidaturas da chapa.
Mais candidatos
A mudança na legislação eleitoral é um dos fatores para a alta no número total de candidaturas. Até 2016, os candidatos poderiam se unir em coligações para as chapas proporcionais municipais.
Agora, apenas as chapas majoritárias (prefeitos) podem concorrer coligadas. A alteração na legislação foi instituída pela reforma eleitoral de 2017.