07 DEZ 2020
REDAÇÃO
A Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento divulgou nesta semana que Itapetininga ficou em 7º lugar na segunda edição do Prêmio Cidadania no Campo, que aponta os municípios paulistas com o melhor desempenho no desenvolvimento rural sustentável, de acordo com parâmetros técnicos de boas práticas.
No total, 400 municípios credenciados no Sistema Estadual Integrado de Agricultura e Abastecimento foram avaliados. Com a classificação, Itapetininga irá receber a premiação de R$ 150.000,00 para investimentos e custeio no segmento. Esta é a segunda vez cidade é premiada no programa.
Criado pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento, o Programa Cidadania no Campo tem como objetivo estimular as prefeituras a implementar agendas estratégicas para fortalecer a gestão rural local, melhorando a produtividade e a sustentabilidade do agronegócio paulista.
O prêmio se baseia em 10 critérios técnicos: Estrutura Institucional; Infraestrutura Rural; Produção, Distribuição e Consumo Sustentável; Defesa Agropecuária; Abastecimento e Segurança Alimentar; Fortalecimento Social do Campo; Solo e Água; Biodiversidade; Resiliência e Adaptação às Mudanças Climáticas e Interação Campo-Cidade.
Para realizar as análises foram consideradas a qualidade da gestão municipal e sua capacidade de atender bem o cidadão do campo, independentemente do tamanho dos municípios em termos de habitantes ou orçamento. “Entendemos que premiar os municípios mais envolvidos na promoção do desenvolvimento rural sustentável, estimula os demais a replicar as boas práticas em favor do cidadão do campo, o que impacta diretamente na produção”, ressalta o secretário estadual de Agricultura e Abastecimento Gustavo Junqueira.
As dez primeiras colocadas foram as cidades Sud Menucci, Alvinlândia, São Bento do Sapucaí, São Francisco, Capão Bonito, Jundiaí, Itapetininga, Guararema, Piedade e Atibaia.