23 DEZ 2020
REDAÇÃO
A presidente da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS) e prefeita de Itapetininga, Simone Marquetto (MDB) se reuniu com o secretário de Desenvolvimento Regional do Estado de São Paulo, Marco Vinholi, para traçar as metas de organização da campanha contra Covid -19. Segundo ela, o foco da conversa foi a vacina contra o coronavírus.
“Firmamos uma agenda para que todas as cidades da região se organizem para dobrar o número de postos de vacinação”, disse a prefeita no Facebook. Segundo ela, a previsão é de que a imunização aconteça, no primeiro grupo de risco, em janeiro de 2021.
Ela também postou uma foto da Coronavac, vacina produzida pelo Instituto Butantan. O estudo clínico conclusivo da vacina do Butantan será divulgado nesta quarta (23). Com os resultados, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) vai receber tanto o pedido de registro definitivo como para uso emergencial. O imunizante foi testado em 16 centros de pesquisa clínica com cerca de 12,5 mil participantes.
Em novembro, a revista científica Lancet, uma das mais importantes no mundo, publicou os resultados de segurança da Coronavac nas fases 1 e 2, realizados na China, com 744 voluntários. A publicação mostrou que a vacina é segura e tem capacidade de produzir resposta imune em 97% dos casos no prazo de até 28 dias após a aplicação.