13 FEV 2020
GABRIELA COUTO
Os dias estão quentes e o calor não dá trégua, e se nós já sofremos com isso, imagina os bichinhos? Como falta um certo tempo para o verão acabar, o Cidade Itapetininga separou algumas dicas, dadas por um médico veterinário, de como aliviar o calor excessivo que os cachorros sentem nesses dias mais quentes.
De acordo com o veterinário Reynaldo Dias Landgraf Junior, o mais importante é usar o bom senso, mantendo água limpa e fresca sempre à disposição; separar um lugar arejado, com conforto térmico para ser usado como abrigo por eles, também é bem importante. Os passeios não devem acontecer nos horários de sol forte, o ideal é sair pela manhã, até às 10h, ou à noite, depois das 18h. Escovar diariamente o seu pet e dar banho, sempre que necessário, com água em temperatura ambiente, também são cuidados importantes para os dias de verão.
E ao contrário do que muitos pensam, os cachorros mais peludos não devem ser tosados para aliviar o calor, pois a pelagem serve como isolamento térmico, mantendo o animal mais fresco.
“Uma dica nutritiva e refrescante, bata a polpa de uma manga no liquidificador, congele em pequenas porções e ofereça ao seu pet nos dias mais quentes”, diz o veterinário em conversa com o site Cidade Itapetininga, oferecendo uma opção fácil e saudável para ser dada ao pet.
E vale lembrar que certos cuidados não devem ser tomados apenas durante o verão, é importante ficar de olho na carteirinha de vacinação do seu pet e manter sempre em dia, principalmente a vacina antirrábica, a V-10, a da tosse dos cães e a contra giárdia. As visitas anuais ao médico veterinário para exames de rotina também são de extrema importância.