16 FEV 2020
REDAÇÃO
O vereador Etson Brun (Cidadania) visitou o Parque Ecológico Municipal Manoel Silvério, no bairro Mato Seco, na semana passada. Segundo ele, o parque deve ser reaberto em breve, pois foi protocolado na Câmara Municipal um Projeto de Lei, de autoria do Executivo, que permitirá que o local possa ser administrado por empresas privadas.
“É uma das mais importantes áreas de Itapetininga que na década de 1980 foi considerada o principal roteiro de famílias que buscavam contato com a natureza. “É importante que esse local possa ser reaberto para o lazer e turismo ecológico, integrando a consciência ambiental a uma opção de entretenimento à população”, disse.

Segundo o engenheiro Luiz Carlos Moreira, que acompanhou o vereador, a área do Mato Seco foi utilizada pela primeira vez em 1911, quando o então prefeito do município, Major Soares Hungria, inaugurou a represa de captação de água para a cidade. “Foi dali, das muitas vertentes escondidas sobre as águas, que Itapetininga recebeu águas durante muitos anos”, explica Moreira, que encabeçou o projeto de criação do parque na gestão do então prefeito Fernando Rosa na década de 1980.
Localizado a 8 quilômetros de Itapetininga, o parque ecológico possui área de 11 alqueires, preservando belezas naturais e um extenso arvoredo. Também preserva a antiga represa construída em 1911 para abastecer a cidade. No local, é possível ver as ruínas de um antigo restaurante que funcionava no parque.
Após a visita, o vereador solicitou a manutenção da mata ciliar dos açudes e a retirada dos bambus. Também sugeriu que sejam incluídas no Projeto de Lei áreas para viveiro municipal, para pesquisa com parcerias com faculdades, universidades e outras Instituições de ensino na cidade e também área para criação de Projeto para reintegração de animais silvestres debilitados.
Parque Ecológico Manoel Silvério