17 FEV 2020
REDAÇÃO
A Secretaria da Administração Penitenciária afirmou ao site Cidade Itapetininga que a construção de nova unidade em Itapetininga está condicionada a diversos outros fatores. “No momento, o Estado prevê a entrega de mais seis unidades prisionais em construção nos municípios de Gália, Aguaí, Riversul, Santa Cruz da Conceição e São Vicente até o final de 2021”, disse.
Por email, o site Cidade Itapetininga fez uma série de questionamentos sobre a escolha de Itapetininga para receber o complexo penitenciário e também sobre os prazos para execução da obra. Mas a pasta emitiu apenas uma pequena nota. A SAP confirmou que a publicação no Diário Oficial do Estado é um relatório dos projetos previstos pela pasta no Programa de Expansão e Modernização do Sistema Prisional Paulista.
Entenda o caso
O governador João Doria (PSDB) planeja construir um complexo penitenciário com quatro novas unidades prisionais em Itapetininga e acrescentar 3.500 vagas para detentos na cidade. O projeto faz parte do Programa de Expansão e Modernização do Sistema Prisional Paulista. A informação foi publicada na página 11 do Diário Oficial do Estado de São Paulo da última sexta-feira (12) e divulgada com exclusividade pelo site Cidade Itapetininga.
O projeto prevê a construção e gestão de unidades prisionais em parceria público privada. Inicialmente a estruturação contava com três complexos penitenciários com quatro unidades cada, nos municípios de Arujá – Fazenda Albor; Itapetininga e Tremembé, gerando aproximadamente 10.500 vagas.