02 MAR 2021
REDAÇÃO
Se existe um mercado onde a palavra crise é pouco pronunciada é o de beleza e estética. O anseio das pessoas por uma aparência agradável faz com que o setor viva em constante crescimento. São serviços para os quais há sempre demanda. Em razão disso, as vagas nos salões de beleza são sempre concorridas.
Dados da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC) mostram que, nos últimos anos, o setor cresceu 567%. Em razão da pandemia, o ritmo desacelerou, mas mesmo assim a expectativa é de que o setor tenha crescido 1,1% em 2020. Um resultado relevante se for levado em consideração que a economia, como um todo, encolheu 4%, segundo a Fundação Getúlio Vargas (FGV).
“O brasileiro é considerado um dos povos mais vaidosos do mundo. É um país onde as pessoas levam muito em consideração a aparência física. E tudo isso faz com que o mercado da beleza e da estética se mantenha em constante crescimento”, afirma Pamela Dutra, docente da área de beleza e estética do Senac Itapetininga. Ela cita pesquisa feita pelo instituto alemão GfK que aponta os brasileiros entre os que mais gastam tempo cuidando da aparência. O levantamento foi realizado em 22 países. O Brasil fica atrás apenas da Itália.
E essa demanda sempre aquecida atrai empreendedores para o setor, principalmente por ser um negócio que exige investimentos relativamente baixos. Uma das vantagens do salão de beleza é que ele pode ser montado em espaços pequenos, até mesmo em casa, o que ajuda a reduzir gastos iniciais.
Portanto, o aspecto financeiro não é a principal barreira para os profissionais da área. O maior desafio, segundo Pamela, é a forte concorrência, que exige capacitação profissional, atualização constante, estar sempre atento às mudanças e novidades, oferecer atendimento de boa qualidade o tempo todo, uma boa gestão dos recursos, um salão limpo e organizado e um relacionamento respeitoso com os clientes, entre outros fatores.
“Sempre há espaço para quem oferece atendimento diferenciado”, garante a docente.
A seguir, Pamela dá outras dicas de como enfrentar e vencer os desafios diários de um salão de beleza e aumentar as chances de conquistar uma clientela fiel.
1 – Desenvolva e crie conteúdos relevantes nas redes sociais, além de portfólio para que o cliente conheça seu trabalho. Ofereça dicas e conteúdos aos seguidores.
2 – Neste momento, mais do que nunca, todos estão preocupados com a saúde, invista na biossegurança do seu salão e mostre esse cuidado com seu cliente e colaboradores.
3 – Procure fazer mais de um serviço na sua área. Por exemplo, se você faz unhas, aproveite para realizar um curso de design de sobrancelhas, se é cabeleireiro, realize um aperfeiçoamento ou especialização na área. Assim, é possível agregar mais serviços ao cliente.
4 – Desenvolva POP (procedimento padrão operacional) para as áreas do seu salão. Assim, terá sempre destaque desde o atendimento, vestimenta e biossegurança.
5 – Realize combos de serviços para vendas casadas. Por exemplo, escova com pedicure e manicure. Cartões fidelidades e ofertas para dias semanais também são ótimas opções.
Para aqueles que já atuam na área de beleza e estética ou que pretendem conhecer esse setor mais de perto, o Senac Itapetininga oferece várias opções de cursos e a maior parte deles com opção para solicitar bolsas de estudo. Mais informações podem ser encontradas no Portal https://www.sp.senac.br/senac-itapetininga.
Administração de salão de beleza
Turma 1
Data: de 2 de março a 6 de abril de 2021
Horário: às terças e quintas-feiras, das 8 às 12 horas
Duração: 42 horas
Turma 2
Data: de 6 de março a 29 de maio de 2021
Horário: aos sábados, das 8 às 12 horas
Duração: 42 horas
Turma 3
Data: de 26 de março a 18 de junho de 2021
Horário: às sextas-feiras, das 13h30 às 17h30
Duração: 42 horas
Senac Itapetininga
Endereço: Rua Dom Joaquim, 495 – Centro – Itapetininga/SP
Informações e inscrições: https://www.sp.senac.br/senac-itapetininga