06 MAR 2021
EVERTON DIAS
A Prefeitura de Itapetininga publicou neste sábado (6), no Semanário Oficial Eletrônico, uma resolução que trata sobre a retomada das aulas presenciais nas escolas municipais. Segundo a prefeitura, as aulas presenciais retornarão no dia 15. A rede municipal de ensino possui aproximadamente 12.700 alunos.
Segundo a prefeitura, o retorno presencial será opcional, já que as aulas continuarão a ser ministradas de forma remota. Desde o dia 22 de fevereiro, o Programa Minha Escola na TV é exibido no canal aberto TV Sorocaba SBT, de segunda a sexta-feira, das 11h00 às 11h45.
Segundo o a resolução, as aulas deverão ser retomadas observando o limite máximo de alunos estabelecidos em cada fase do Plano São Paulo. Nas fases vermelha ou laranja, será permitido até 35% do número de alunos matriculados, considerando a capacidade física da sala de aula. Na fase amarela, as escolas podem receber até 70% dos alunos.
Todas as escolas deverão ofertar atividades presenciais e virtuais aos alunos. Os alunos que estão no grupo de risco, segundo a resolução, deverão participar das atividades escolares exclusivamente por meio remoto.
Na volta às aulas presenciais, todas as unidades deverão adotar as diretrizes do Protocolo Sanitário. O documento foi encaminhado para todas as escolas por e-mail. Também devem adotar o Protocolo Adicional que foi publicado anexo à resolução.
A resolução também registra que, a partir do dia 11 de março, a equipe escolar participará presencialmente das atividades de planejamento, acolhimento aos alunos e orientação em relação aos protocolos sanitários e de retomadas das aulas presenciais.
Os profissionais de educação pertencentes ao grupo de risco devem exercer atividades de acompanhamento remoto de alunos durante a jornada de trabalho diário. O documento também afirma que o profissional que estiver no grupo de risco, se desejar, pode participar das atividades presenciais se assinar um termo de responsabilidade.
Protocolo adicional
A Prefeitura de Itapetininga também publicou, anexo à resolução, o Protocolo Adicional do Sistema Municipal de Ensino de Itapetininga. O documento mostra orientações complementares ao Protocolo Sanitário enviados para as escolas e orientações sobre cuidados do caminho da escola, transporte de alunos, atividades presenciais, intervalo escolar, alimentação, utilização do banheiro e saída da escola.
Testagem dos profissionais
Para assegurar o retorno às aulas com segurança, a prefeitura informou que realizou a testagem para Covid-19 com aproximadamente 1.700 funcionários das unidades escolares. Também disse que está intensificando todas as medidas sanitárias necessárias para garantir um ambiente escolar seguro a todos.
Itens de proteção
A Prefeitura de Itapetininga também define a compra de itens que serão utilizados pelas unidades escolares para o combate a Covid-19. O processo licitatório n° 170/2020 prevê a compra de termômetros digitais, máscaras, álcoois em gel e sabonetes para as escolas.