10 MAR 2021
REDAÇÃO
Tosse seca, febre e dificuldade de respirar. Os principais sintomas da Covid-19 devem ser examinados com atenção. A orientação da Vigilância Epidemiológica de Itapetininga é para as pessoas com sintomas procurarem o atendimento médico na Policlínica, na Vila Camarâo, que funciona de segunda a sexta, das 7 às 19 horas.
Aos fins de semana e feriados, a orientação é para que as pessoas procurem o Ambulatório para sintomas respiratórios no Hospital Léo Orsi Bernardes (HLOB) que funciona todos os dias.
Segundo o coordenador da Vigilância Epidemiológica, Anderson André Almeida, nas unidades de atendimento os pacientes passam por avaliação médica e realizam a testagem. Nos casos mais leves, os pacientes já saem dos serviços de saúde com os medicamentos em mãos para tratamento domiciliar dos sintomas. Caso haja necessidade de internação, o encaminhamento é imediatamente feito.
Tratamento domiciliar
A principal orientação a pacientes que fazem o tratamento em domicílio é manter o distanciamento social e permanecer em isolamento por 14 dias, monitorando qualquer alteração nos sintomas. “Caso haja algum agravamento nos sintomas, como falta de ar, a orientação é procurar imediatamente um dos serviços especializados no diagnóstico da Covid. “O isolamento no tratamento domiciliar é fundamental para que se crie uma barreira na transmissibilidade e para que os sintomas sejam tratados de acordo com todas as orientações médicas”, diz o coordenador.