14 MAR 2021
REDAÇÃO
Um idoso de 60 anos morreu vítima da Covid-19 à espera de um leito de UTI em Itapetininga. Antonio Silva Filho estava em estado grave, aguardando uma vaga na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Os hospitais de Itapetininga operam em capacidade máxima e com fila de espera de um leito. Ele morreu às 6h05 da manhã de sábado (13).
Ele estava internado no Hospital Léo Orsi Bernardes (HLOB) desde o dia 6 de março. “Procurou o hospital pela primeira vez no dia 26 de fevereiro, fez um raio x e constatou pneumonia. Colheu o exame do cotonete e foi liberado para tomar antibióticos em casa”, diz a filha Amanda Cristina Silva de Lima.
O quadro da vítima só piorou e no dia 1° de março, segundo a família, passou mal e sentiu muitas dores no peito, falta de ar e febre. “Levei ao hospital onde foi feita uma tomografia e precisou ficar internado no oxigênio. No decorrer da semana, a falta de ar só piorava e precisou o uso da máscara de oxigênio”, conta a filha.
No sábado (6), o estado da vítima se agravou. “Foi para a emergência onde foi entubado e ficou aguardando uma vaga na UTI, em estado grave. A família só tinha informações pelo telefone, cada dia uma informação diferente, algumas esperançosas, outras desanimadoras, até que às 6h05 da manhã, depois de três paradas, veio a falecer”, disse a filha.
Conhecido como Toninho Sabiá, era motorista e estava há pouco tempo no emprego novo, feliz e satisfeito, segundo relato da família. Era uma pessoa querida e tinha muitos amigos. Sempre muito alegre e brincalhão, Toninho Sabiá contagiava a todos por onde passava. Gostava muito de cantar e ir ao Distrito do Tupy com os irmãos e sobrinhos, lugar onde tinha muitos familiares, pois viveu lá quando criança. Ele deixa a esposa Rosemary, os filhos Júlio, Amanda, Mariana e Lucas.
Paciente recebeu todo suporte clínico intensivo e respiratório, diz prefeitura
A Prefeitura de Itapetininga, com relação ao paciente de 60 que esteve internado no Hospital Dr. Léo Orsi Bernardes e que veio a óbito, informa que o paciente recebeu todo o suporte clínico intensivo, medicamentoso e respiratório, inclusive com uso de respirador, e que em durante sua permanência no HLOB, esteve internado na emergência respiratória, uma extensão da UTI respiratória.
De acordo com o hospital, o paciente recebeu todo atendimento referente a seu caso e, de acordo com seu estado, a família foi sempre informada sobre a evolução de seu quadro clínico.
A Prefeitura reitera que vem adotando todas as medidas para a prevenção e combate da Covid-19 desde o início da pandemia com a instalação do hospital de campanha, atualmente em âmbito interno no HLOB, implantação de 10 leitos exclusivos de UTI, e extensões de alas para o tratamento respiratório, inclusive com uso de respiradores.
A Prefeitura de Itapetininga informa ainda que lamenta profundamente este e todos os óbitos registrados em decorrência da Covid-19 e reforça, mais uma vez, a toda população, a necessidade do uso de máscaras de proteção facial, higienização das mãos constante, seja com álcool em gel ou água e sabão, distanciamento social e não fazer aglomerações, ainda que com amigos e familiares.