17 MAR 2021
REDAÇÃO
A cidade registrou duas mortes de pacientes que aguardavam um leito de UTI. A segunda vítima foi uma paciente de 70 anos de idade que estava internada no Hospital Dr. Léo Orsi Bernardes (HLOB) e morreu na última segunda-feira (15).
De acordo com o último boletim enviado pelo HLOB, na manhã de terça-feira (16), são 13 pacientes aguardando transferência via Cross de acordo com a regulação do Governo do Estado de São Paulo. Segundo a prefeitura, todos estão sendo atendidos no HLOB, inclusive com suporte respiratório, se necessário.
A Prefeitura informa que a paciente deu entrada no HLOB no dia 5 de março, ficando primeiramente na enfermaria e, com o agravamento de seu quadro clínico, foi transferida para a emergência respiratória, uma extensão da UTI, onde recebeu todo o suporte clínico intensivo, médico e respiratório, inclusive com respirador, durante sua permanência.
O primeiro paciente foi um idoso de 60 anos. Sobre essa morte, a Prefeitura de Itapetininga informa que ele estava internado no HLOB e que veio a óbito no último sábado (13), informa que o paciente recebeu todo o suporte clínico intensivo, medicamentoso e respiratório, inclusive com uso de respirador, e que em durante sua permanência no HLOB, ocupava leito na emergência respiratória, uma extensão da UTI respiratória.
De acordo com o hospital, os pacientes receberam todo atendimento referente a seus casos e, de acordo com seus estados, as famílias foram sempre informadas sobre a evolução de seus quadros clínicos.
A Prefeitura reitera que vem adotando todas as medidas para a prevenção e combate da Covid-19 desde o início da pandemia com a instalação do hospital de campanha, atualmente em âmbito interno no HLOB, implantação de 10 leitos exclusivos de UTI, e extensões de alas para o tratamento respiratório, inclusive com uso de respiradores.
Além disso, a Prefeitura de Itapetininga informa que segue com o cronograma de vacinação no município, de acordo com a chegada de novos lotes da vacina. Até o momento, 16.368 doses já foram aplicadas.
A Prefeitura de Itapetininga informa ainda que lamenta profundamente estes e todos os óbitos registrados em decorrência da Covid-19 e reforça, mais uma vez, a toda população, a necessidade do uso de máscaras de proteção facial, higienização das mãos constante, seja com álcool em gel ou água e sabão, distanciamento social e não fazer aglomerações, ainda que com amigos e familiares.