17 MAR 2021
REDAÇÃO
Motoristas de aplicativo iniciaram uma paralisação na manhã desta quarta-feira (17) em Itapetininga exigindo melhores condições trabalhistas e redução nas tarifas cobradas. Os profissionais também organizaram uma carreata que saiu da Avenida Dr. José Ozi, próximo ao Center Park, passando pela Marginal, Quintino Bocaiuva, Virgilio de Rezende e finalizando no Shopping.
De acordo com Ricardo Muniz, presidente da Associação de Motoristas de Aplicativos de Itapetininga (AMAI), as reivindicações são reajuste de ganhos em 35% e redução das tarifas cobradas pelos aplicativos a 10 ou 15 % (atualmente está entre 25% e 40%). Eles também pedem a extinção das modalidades Uber-Promo e 99-Poupa, modais que pagam menos 20% do Uber X e 99 Pop. Outro pedido é relacionado à segurança e identificação de passageiros.
Segundo a AMAI, cerca de 120 motoristas aderiram à manifestação na cidade. “Diretamente 60 na carreata e demais com os aplicativos desligados até 23h59”, afirmou. Na cidade, atuam 300 motoristas de aplicativos, segundo estimativas da associação.
Os motoristas se queixam de dificuldades durante a pandemia. “Extremamente complicado. Queda de mais de 50% mas viagens e ainda a alta dos insumos”, disse