19 MAR 2021
REDAÇÃO
As mudanças repentinas e sem precedentes provocadas pela pandemia no ambiente de trabalho são um desafio para as empresas. O impacto emocional sobre os funcionários é um aspecto que merece atenção especial das organizações, especialmente das áreas de recursos humanos (RH) e de gestão de pessoas.
O medo de perder o emprego, a redução salarial, condições de trabalho inadequadas em home office e outras tantas preocupações, além, é claro, do temor da Covid-19, podem produzir ansiedade e insegurança. O resultado mais provável disso tudo é queda na produtividade dos colaboradores.
“A sensação de ameaça e medo é intensificada diante do novo, do desconhecido e de novas circunstâncias estabelecidas. A pandemia, que está atingindo o mundo inteiro em várias áreas profissionais, traz com muita clareza essa condição”, afirma Sueli Souza, docente da área de recursos humanos do Senac Itapetininga.
Segundo ela, a insegurança faz com que o trabalhador perca foco e energia com seus medos e com a ansiedade em razão das incertezas do momento. Preocupações que são agravadas, na análise da docente, pelas perspectivas negativas diante dos reflexos da pandemia na vida pessoal e no mercado de trabalho, com as demissões.
Diante deste cenário, o desafio para as empresas é aumentar os esforços para proporcionar aos seus colaboradores um ambiente de trabalho saudável e ficar atentas aos eventuais impactos psicológicos em seus trabalhadores. “As empresas devem se mostrar preocupadas e minimamente preparadas para atender aos protocolos básicos de saúde e higiene.
Além disso, é recomendável apresentar um plano que traga benefícios a todos, como abertura de um turno e escala de revezamento na produção, home office para aqueles que se enquadram na possibilidade e orientações sobre os cuidados com a saúde mental, emocional e física”, orienta Sueli.
Outro ponto importante, segundo ela, é oferecer condições adequadas de trabalho aos funcionários em home office, fornecendo os equipamentos necessários para o cumprimento da jornada em casa, como por exemplo, notebooks, cadeiras e mesas dentro dos padrões de segurança e ergonomia.
Reuniões on-line a cada 15 dias para ouvir os funcionários e, ao mesmo tempo, fornecer informações objetivas sobre a situação atual e anunciar medidas específicas, considerando a necessidade de cada trabalhador ou equipes de trabalhadores, incluindo recursos materiais, são medidas que podem produzir bons resultados. Segundo Sueli, esses cuidados servem para mostrar que a empresa está preocupada com a saúde física, psíquica e emocional de seus funcionários.
“Investir em ações que ajudam a promover a qualidade de vida dos funcionários é um bom começo para garantir melhores resultados em produtividade e também em indicadores relacionados com a saúde e o bem-estar dos trabalhadores nas organizações”, aponta a docente.
Serviço:
Introdução à Administração de Pessoal
Data: de 23 de março a 29 de abril de 2021
Horário: às terças e quintas-feiras, das 19h às 22h30
Duração: 40 horas
Formação de Analista de Recursos Humanos
Data: de 13 de abril a 8 de julho de 2021
Horário: às terças e quintas-feiras, das 19h às 22h30
Duração: 84 horas
Técnico em Administração
Data: de 19 de abril de 2021 a 16 de setembro de 2022
Horário: segunda a sexta-feira, das 19h às 22h30
Duração: 1.000 horas
Senac Itapetininga
Endereço: Rua Dom Joaquim, 495 – Centro– Itapetininga/SP
Informações e inscrições: https://www.sp.senac.br/senac-itapetininga