24 MAR 2021
REDAÇÃO
A Polícia Ambiental apreendeu 9 jabutis em operação de fiscalização numa escola particular de Itapetininga nesta quarta-feira (24).
Os animais da espécie jabutis-piranga (Chelonoidis carbonária), não constante na lista oficial de animais ameaçados de extinção, eram mantidos em cativeiro, com água e alimentação disponíveis, contudo, sem autorização do órgão ambiental competente.

O proprietário do local informou aos policiais que ganhou os jabutis de alguns pais dos alunos matriculados na unidade e que desconhecia sobre a legislação ambiental. Ele foi conduzido ao Plantão Policial de Itapetininga, ouvido e responderá em liberdade pelo crime contra a fauna.
Os jabutis foram apreendidos em termo próprio e depositados ao indiciado, para futura destinação a um centro de triagem de animais silvestres. Segundo a PM Ambiental, foi elaborada multa no valor de R$ 4.500.
Pássaros
Também nesta quarta-feira (24), uma equipe da Polícia Ambiental encontrou quatro aves nativas em cativeiro (pintassilgo, trinca-ferro, canário da terra). Um deles estava anilhado. O proprietário das aves, um homem de 43 anos, informou não ter autorização para criá-los. Ele foi conduzido à Delegacia de Polícia. As três aves sem anilha serão reintroduzidas em seu habitat natural, bem como a destruição das gaiolas. O pássaro anilhado foi apreendido e depositado ao indiciado para futura perícia no Instituto de Criminalística. Foi estipulada multa de R$ 2.000.








