12 ABR 2021
REDAÇÃO
A prefeita de Itapetininga, Simone Marquetto, apresentou nesta segunda-feira, dia 12, no Auditório Municipal “Alcides Rossi”, um balanço das principais ações de governo nos 100 primeiros dias de gestão municipal. Na oportunidade, a chefe do Executivo afirmou que manteve o ritmo do primeiro mandato, com diversas iniciativas em todas as áreas. Ela fez uma reunião com os vereadores sobre o tema e, na sequência, outra para a imprensa local com a participação dos secretários municipais.
Uma das conquistas, segundo a prefeita, foi a vinda da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS). O vestibular, conforme informações da instituição de ensino, será em setembro para a graduação de Medicina. A prefeitura assinou o decreto de cessão de uso do prédio da UAB para instituição. A USCS abrirá licitações para a contratação de projeto e de obras no prédio. Serão implantados modernos laboratórios. A previsão é que no final de 12 semestres sejam abertos 2,8 mil empregos diretos e indiretos.
Também na área educacional, foram realizadas seis reformas escolares e ampliação de uma unidade com mais 85 vagas na creche municipal. “Continuamos com a nossa marca histórica de zerar o déficit de vagas na creche”, acentuou Simone Marquetto, em seu pronunciamento. Devido à pandemia, as aulas a distância permaneceram, com “Minha Escola na TV”, que atende 15 mil crianças. Mesmo online, 12 mil alunos receberam material escolar individual.
Itapetininga ganhou uma nova área de lazer, na Vila Barth II, e já está pronta a Quadra de Futebol Society, no Taboãzinho. Mais 10 áreas verdes integraram, nestes 100 dias de governo, o programa “Adote uma Praça”. Na Estância Conceição, a Lagoa “Regina Freire” entrou na terceira fase. Em breve, será um dos melhores pontos turísticos que atrairá visitantes da cidade e de outras regiões. “Terá uma pista de caminhada, um teatro de arena, biblioteca e continuará com a presença constante da Guarda Civil Municipal”, antecipou a prefeita.
Empregos
Mesmo durante a pandemia, Itapetininga manteve bom desempenho na economia. É o que pode concluir diante dos números do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), do Ministério da Economia, que apontou a abertura de 644 novas vagas de trabalho em janeiro e fevereiro. A criação de empregos foi puxada pela Indústria (234) e pela área de Serviços (213), também se manteve positivo nos segmentos do Comércio (126), Agropecuária (58) e Construção Civil (13). No período de 100 dias, 68 empresas foram instaladas e 163 MEIs acrescidas na economia da cidade.
Agricultura
O setor de agronegócio avançou em Itapetininga nos 100 dias de governo, destacou a prefeita. A empresa Feichtenberg é a segunda do município a conquistar o credenciamento Sisbi-Poa (Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal), junto ao Ministério da Agricultura. A prefeita inaugurou a Sede Social dos Apicultores no Rechã. A administração municipal ganhou o 2º prêmio Cidadania no Campo, com os trabalhos do Resgate da Bacia Leiteira, Produção Correta, Rota Rurais (GPS Rural), Feira do Produtor Rural e Produtos 100% Itapetininga.
Saúde
Até o momento foram aplicadas 28 mil doses da vacina contra a Covid-19. A cobertura da primeira dose atingiu 19.145 pessoas, ou 11,57% da população adulta. Com esta cobertura, Itapetininga é o 2º município com maior imunização no Departamento Regional de Saúde (DRS) de Sorocaba que envolve 33 cidades, conforme dados da Secretaria Estadual de Saúde. O Drive Solidário, que arrecadou mais de 7 toneladas, atendeu 526 famílias. Foi criado o programa “Sons do Coração”, música ao vivo enquanto as pessoas aguardam a imunização contra o vírus.
Uma das principais bandeira da prefeita foi conquistada, com a inclusão dos professores como prioridade na imunização. “Com isso, o retorno das aulas presenciais poderá ser feito com segurança”, afirmou a chefe do Executivo. Foi reforçada a estrutura do Hospital Municipal “Dr. Leo Orsi Bernardes”, com a criação de 10 novos leitos, totalizando agora 61 leitos.
Foram adquiridos 11 novos respiradores e 23 máscaras de Ventilação Não Invasiva (VNI), equipamentos necessários para ajudar pacientes com sintomas graves de Covid-19, com dificuldade na respiração. Este suporte melhora os níveis de oxigenação e diminui o desconforto respiratório, evitando, dessa forma, a necessidade de intubação.
Saúde Animal
O Ambulatório Pet Animal realizou mais de 1.000 atendimentos nos 100 primeiros dias de governo.
100% Asfalto
O programa de pavimentação continuou neste ano. Foram beneficiados os bairros do Taboãozinho, Chapada Grande, Jardim Dayse e Vila Rosa. A Iluminação LED avançou em mais 40 bairros da cidade.
Moradia
Para ampliar a oferta da moradia popular, Itapetininga foi incluída no projeto de Lote Social. Nesta primeira fase, serão beneficiadas 418 famílias. Já o programa Cidade Legal está definido e atenderá 1.100 famílias, com Distrito da Conceição (400 imóveis), do Tupy (200), do Rechã (100 residências), Chácaras Alvorada (100), Vila Sotemo (120), Vila Prado (100) e Vila Piedade (30).
Representação CNM
A prefeita de Itapetininga, Simone Marquetto, que também é presidente da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS) foi indicada pela CNM – Confederação Nacional dos Municípios como Titular da Região Sudeste do Brasil, que corresponde aos estados de São Paulo, Rio de Janeiro. Minas Gerais e Espírito Santo, somando 1.658 municípios. Entre a pauta principal está a mudança da forma que é cobrado o ISSQN. A nova lei prevê regra de transição para a partilha do imposto entre o Município em que a empresa está sediada e o Município do domicílio do tomador relativamente aos serviços.