20 ABR 2021
REDAÇÃO
Professores da rede municipal de ensino preparam uma carreata nesta quarta-feira (21), feriado de Tiradentes . O retorno das aulas está programado para a próxima segunda-feira (26). A manifestação é organizada pelo “Coletivo de Professores Municipais de Itapetininga”. A saída está marcada para às 14h, em frente à antiga fábrica Sulamericana, na avenida 5 de Novembro.
“Vamos manifestar nossa indignação com a volta às aulas na rede municipal sem a cobertura vacinal dos profissionais da educação e das crianças. A partir da semana que vem, com o retorno às aulas presenciais, aproximadamente 5 mil alunos de 4 meses a 10 anos de idade poderão voltar nas quase 90 escolas municipais, além de centenas de profissionais da educação. Acreditamos não ser o momento para esse retorno, o Hospital Regional está hoje com 34 pessoas aguardando vagas em UTI”, diz o professor Everthon Juliano.
O professor pede para que a prefeitura reconsidere a posição. “Algumas ações que a Prefeitura poderia ter feito ano passado, mas que ainda dá tempo de fazer nesse momento: disponibilizar um smartphone/tablet com acesso a internet para os alunos e professores; ampliar a distribuição de cesta básica para as famílias dos alunos; testagem em massa da população; maior fiscalização das aglomerações nos bairros e no centro da cidade; fornecer uma renda cidadã mínima para as famílias que vivem em situação de vulnerabilidade”, sugere o professor.
Voltas às aulas
As aulas presenciais dos alunos da rede municipal de Itapetininga retornam dia 26 de abril, em esquema de rodízio. O anúncio foi feito pela prefeita Simone Marquetto no dia 15 durante pronunciamento nas redes sociais. Ela informou que o retorno dos estudantes para as escolas de forma segura, com medidas preventivas contra o vírus da Covid-19. O retorno aos alunos não é obrigatório, pois será mantido o ensino remoto.
Segundo a prefeitura, cada criança receberá um tubo de álcool em gel e máscara. Neste período até a abertura, diretores e supervisores estão vistoriando as condições sanitárias para a abertura das unidades.