14 MAI 2021
REDAÇÃO
A prefeita Simone Marquetto, entregou, oficialmente, hoje, dia 13, as chaves do prédio para a instalação do campus Itapetininga – USCS – Universidade Municipal de São Caetano do Sul. O evento ocorreu no saguão do Auditório da Prefeitura. “É um dia de boas notícias. O campus irá contemplar nossa cidade, região e todo o Brasil. Com melhorias na saúde, educação e geração de empregos”, destacou a chefe do Executivo. Devido a pandemia, a atividade foi restrita para evitar aglomeração.
O reitor da USCS, professor-doutor Leandro Prearo, anunciou as inscrições para o processo seletivo do vestibular. Serão realizadas a partir de 1º de setembro e encerram em 19 de outubro. A prova está prevista para o dia 7 de novembro. Os resultados serão divulgados no dia 29 do mesmo mês. Início das aulas no primeiro semestre de 2022. O processo seletivo ocorrerá pela Fundação Vunesp (www.vunesp.com.br).
Estavam presentes o deputado estadual, Thiago Auricchio, e o secretário municipal de Educação, Fabricio Faria, que representou o prefeito de São Caetano do Sul, Tite Campanella. Conforme o deputado, a implantação traz avanços para a cidade. “Sou testemunha da evolução do desenvolvimento de São Caetano do Sul e de toda região do ABC com a chegada da universidade. Itapetininga não será diferente”, disse o deputado. O secretário de Educação também compartilhou da mesma opinião. “Trará progresso para Itapetininga e quem vai ganhar é a população”, falou.
A Universidade de São Caetano do Sul (USCS), tradicional instituição de ensino superior no Grande ABC, com mais de 50 anos de atuação, anunciou a abertura do curso de Medicina para o seu novo campus na cidade de Itapetininga-SP. O curso de Medicina será em período integral com duração de 12 semestres. Uma das mais recentes mudanças, foi a ampliação de dois para três anos. “É mais tempo do médico residente em hospitais”, destacou o reitor.
“Este ato fecha um grande ciclo que se iniciou há quatro anos e se encerra hoje. É uma missão cumprida”, acrescentou Simone Marquetto. De acordo com a prefeita, o pedido para instalar o campus da área da saúde percorreu um longo caminho. Ela contou que em 16 de fevereiro de 2017, durante o governo federal passado, já andava pelos corredores de Brasília em busca de apoio para a instalação dos cursos superiores na área médica. “Fui diversas vezes ao Ministério da Educação e até com o presidente da República da época, Michel Temer, mas sempre havia restrições. Porém, não desisti”, lembrou Simone.
Ela enfatizou que Itapetininga foi a última cidade a conquistar o curso de Medicina. Em 2017, ano em que se encerrou a expansão desta graduação, o edital lançado foi para as cidades do Nordeste. Depois desta data, o Ministério da Educação encerrou a ampliação da faculdade desta área. A prefeita Simone também informou que o Hospital Municipal se tornará Hospital Universitário, com maior injeção de recursos federais.
UAB
Os cursos da Universidade Aberta do Brasil (UAB) para um prédio localizado na General Carneiro, no centro da cidade.
USCS
Hoje, a Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) possui mais de 40 cursos de graduação (incluindo cursos a distância), além de especializações, por meio da pós-graduação lato sensu, em diversas áreas. Já na pós-graduação stricto sensu, a Universidade conta com os seguintes programas: Mestrado em Administração, Mestrado Profissional em Comunicação, Mestrado Profissional em Educação, Mestrado Profissional em Inovação no Ensino Superior em Saúde, além de Doutorado e Pós-Doutorado em Administração. Em seus mais de 50 anos de existência, já formou mais de 30 mil pessoas e, atualmente, tem cerca de 10 mil alunos.