20 MAI 2021
REDAÇÃO
Segundo a Secretaria de Administração Penitenciária do Estado de São Paulo (SAP), após uma determinação da Justiça, foi autorizada a saída temporária, 32.032 reeducandos do regime semiaberto custodiados em presídios paulistas. Na cidade de Itapetininga foi deferida pelo Judiciário a saída de 619 presos; em Guareí 206 e em Capela do Alto 267, totalizando 1.092 detentos na região. Eles foram liberados na última terça-feira (18) e tÊm autorização para retornar na segunda-feira (24).
A saída temporária é um benefício concedido aos detentos do regime semiaberto que recebem o direito de sair em períodos específicos, como Dia das Crianças, Dia das Mães e nas festas de fim de ano. Por ano, os presos do regime semiaberto têm direito a 35 dias fora do sistema prisional.
Em 2020, devido à pandemia do coronavírus, o benefício foi concedido somente uma vez. Os detentos em regime semiaberto no Estado de São Paulo tiveram 15 dias de saída temporária de Natal e Ano Novo – cinco a mais do que em anos anteriores.