Como ato de conscientização da preservação do meio ambiente e “comemoração” ao Dia Mundial do Meio Ambiente, em 5 de junho, o projeto Cada Gota Vale, em parceria com a empresa Eco Maná, realiza o mutirão do descarte do óleo usado a partir do dia 1° de junho.
Devidamente uniformizados e com todos os equipamentos de prevenção contra a COVID-19, os membros da equipe passarão pelas ruas da cidade conscientizando a população e fazendo a coleta.
O projeto Cada Gota Vale iniciou suas atividades em 2017 e ajuda a transformar óleo de cozinha em energia renovável em Itapetininga. A iniciativa é do morador e empreendedor Adonis de Jesus que desenvolve o projeto nas escolas e entidades da cidade. Em pouco mais de 3 anos, o projeto já coletou 50 mil litros de óleo.
Cada litro de óleo de fritura descartado incorretamente pode contaminar cerca de 20 mil litros de água potável. O descarte incorreto também pode prejudicar o solo, a saúde das pessoas e também dos animais.
Esse mesmo litro de óleo, quando recebe destinação adequada, pode gerar aproximadamente 987 ml de biodiesel, combustível limpo e renovável utilizado para abastecer ônibus, caminhões e máquinas agrícolas, por exemplo.
Segundo Adonis de Jesus, com o projeto, o óleo que ia direto pro ralo da pia, agora tem um destino sustentável. O óleo arrecadado é levado para um galpão, onde passa por um processo de purificação.
Depois, fica armazenado em contêineres até ser retirado por empresas parceiras. Todo óleo arrecadado é transformado em biodiesel, que é considerado o combustível mais puro que existe.
A transformação do óleo em biodiesel
A transformação do óleo de cozinha em energia renovável começa pela filtragem, que retira todo o resíduo deixado pela fritura. Depois é removida toda a água misturada ao produto.
A depender do óleo, ele passará por uma purificação química que irá retirar os últimos resíduos. Esse óleo “limpo” recebe então a adição de álcool e de uma substância catalisadora.
Colocado no reator e agitado a temperaturas específicas, ele se transforma em biocombustível e após o refino pode ser usado em motores capacitados para queimá-lo.
Palestras
O Projeto Cada Gota Vale também realiza palestras nas escolas. A ideia é mostrar o descarte correto do resíduo, que muita gente não sabe como fazer e acaba prejudicando o meio ambiente.
Por meio dessas palestras, o projeto também dissemina práticas sustentáveis entre a população ao difundir a idéia de que a qualidade de vida e o futuro do planeta dependem de todos nós.
Disque coleta
Moradores de Itapetininga e região que desejam fazer o descarte de cozinha, pode entrar em contato pelo WhatsApp (15) 99674-8069 . Uma equipe vai até o local para fazer a retirada.









