O presidente da Câmara, Itamar Martins (Republicanos), deu mais um passo para a implantação da TV Câmara. Na última semana, ele esteve com a prefeita Simone Marquetto (MDB) para a publicação de um decreto para a utilização da Estação Retransmissora de Sinais de TV, de propriedade da Prefeitura Municipal de Itapetininga, para implantar o canal. A transmissão será de forma digital por meio do Canal 40.3
O próximo passo será a abertura de licitação e a compra de equipamentos. Serão investidos cerca de R$ 700 mil. “No Canal Legislativo, por exemplo neste período de pandemia, as aulas poderiam ser transmitidas alcança desde o centro até a zona rural gratuitamente”, afirma o presidente da Câmara em entrevista exclusiva ao site Cidade Itapetininga. Leia na íntegra:
Cidade: Como está o processo de implantação da TV Câmara de Itapetininga?
Itamar Martins: O processo deve começar nos próximos dias com a licitação. Há uma série de procedimentos desde a aprovação do canal em Brasília, depois há outros processos aqui na Câmara Municipal até a publicação do edital para a compra dos equipamentos.
Por que a Câmara Municipal decidiu investir no próprio Canal de TV?
Hoje um Canal Digital Aberto, além da transparência e abrangência que possibilita aos trabalhos do Poder Legislativo, é uma importante ferramenta de comunicação que poderá ser utilizada pela Prefeitura e outras instituições com condições de gerar conteúdo de informação.
No Canal Legislativo, por exemplo neste período de pandemia, as aulas poderiam ser transmitidas alcança desde o centro até a zona rural gratuitamente. Outro escopo interessante é a possibilidade de transmitir programas com características locais através de uma grade independente e voltada à consolidação de políticas públicas por meio da informação.
Como será feita a transmissão?
A transmissão será de forma digital por meio do Canal 40.3
Qual é valor do investimento?
Não é possível precisar devido à cotação do dólar, mas o investimento é de aproximadamente R$ 700 mil.
Como será a programação da TV Câmara?
Estamos trabalhando neste momento na construção da programação. Inicialmente em parceria com outras redes públicas de televisão será possível montar uma grade de 24 horas. Quanto a programação local a equipe da Câmara de Itapetininga está viabilizando o projeto.
Haverá contratação de mais profissionais?
Em um primeiro momento não.
Qual é a previsão para que o canal esteja no ar?
A meta é colocar o canal no ar no máximo, até o início do último trimestre de 2021.
A implantação da TV Câmara marca o seu trabalho como presidente do Legislativo?
Acredito que contribui para meu trabalho. Mas fiz outras ações na Câmara Municipal de Itapetininga, como por exemplo, a redução de custo no Poder Legislativo que viabiliza investir no canal aberto de TV e devolver parte do duodécimo ao Poder Executivo.