O estádio Péricles D’Ávila Mendes , que pertence ao Departamento de Estradas de Rodagens (DER), está abandonado. Uma imagem registrada pelo fotojornalista William Furtado mostra a situação precária do local. O Departamento também informa que o estádio estava sendo ocupado com o projeto social do DER, o Deraquinho, suspenso temporariamente no momento em razão da pandemia.
Formada por funcionários do D.E.R. local, o DERAC foi a mais importante equipe de futebol de Itapetininga e a única a se aproximar da divisão de elite do futebol paulista. Mandava seus jogos no estádio Engenheiro Péricles D’Ávila Mendes, de sua propriedade. Em 1994, cedeu sua vaga ao Esporte Clube Itapetininga.
O Derac se orgulha de ter em sua história a passagem de grandes jogadores e atletas que se destacaram no futebol brasileiro.
Imóveis do DER
Além do estádio, o DER informa que possui oito imóveis em Itapetininga, sendo que três desses serão integrados ao Fundo de Investimento de São Paulo e colocados à venda. Algumas áreas com edificações estão cedidas para Prefeitura.
No prédio principal, estão em funcionamento a sede da Divisão Regional do DER — a DR.2 –, com 323 funcionários, e outros três órgãos. Estão lá ainda unidades da Polícia Rodoviária, do IBGE e da CETESB.
Na área onde funcionava o pátio de veículos, o DER informa que esta área foi cedida à Prefeitura de Itapetininga para construção da UPA. No entanto, esta área foi posteriormente devolvida ao DER, que avalia uma destinação da mesma.








