O processo de recuperação dos pacientes pós-COVID vai além dos testes negativos sobre a presença do vírus no organismo. Cada vez mais, são observadas e estudadas sequelas nos pacientes que tiveram o vírus, tanto nos casos leves quanto nos casos mais graves da doença. Tendo em vista que a COVID-19 é uma síndrome multissistêmica e complexa que atinge diversos órgãos, é esperado que as sequelas sejam variadas e ocasionem diversos graus de disfunção respiratória, motora e neurológica.
Dessa forma, independentemente da idade do paciente, as queixas e sintomas frequentemente narrados por eles, são: limitações físicas, cognitivas ou psíquicas; fraqueza muscular e respiratória; fadiga; alterações de sensibilidade; lentificação do raciocínio; estresse pós traumático; e a perda da performance para atividade física.
Por conta disso, a Clínica de Reabilitação Especializada desenvolveu o “Projeto de acompanhamento pós-COVID”, que possui como objetivo auxiliar o paciente na recuperação da sua saúde e retorno às suas atividades diárias com o auxílio e acompanhamento de uma equipe multiprofissional especializada. A equipe multiprofissional conta com profissionais altamente qualificados e especializados, como Enfermeira, Fisioterapeuta e Psicólogas, que realizam a avaliação global do paciente e propõem um tratamento específico e exclusivo para cada caso.
No atendimento pós-hospitalar, e de pacientes que se recuperam em casa, o fisioterapeuta é responsável por indicar exercícios e procedimentos terapêuticos que fortaleçam a musculatura respiratória e periférica, através da utilização de aparelhos específicos e de atividades que trabalhem a musculatura de forma lenta para reestabelecer a força e resistência física.
A função do fisioterapeuta é realizar uma avaliação completa e elaborar um plano de tratamento individualizado, sob o enfoque da recuperação da funcionalidade do indivíduo de uma forma global. Vale ressaltar que os idosos e portadores de doenças cardiovasculares e cerebrovasculares geralmente necessitam uma reabilitação mais prolongada. Assim, acionar um fisioterapeuta é fundamental para proporcionar uma reabilitação multifatorial e melhorar a qualidade de vida do paciente.
Nesse contexto, a equipe de enfermagem é um dos alicerces fundamentais no processo de recuperação e acompanhamento dos pacientes pós-COVID-19. A enfermeira possui como função: realizar a consulta do paciente; propor um plano de cuidados individual; e acompanhar o paciente diariamente, monitorando seus sinais vitais e a evolução do seu estado clínico através de um ambiente on-line próprio para isso.
O plano de cuidados individual elaborado pela enfermeira, possibilita a recuperação mais assertiva e rápida do paciente. Isso é possível graças aos diagnósticos e prescrições de enfermagem, tais como: terapia de reidratação oral; uso de chás e alimentos que ajudam no alívio dos sintomas; atividades que auxiliam no processo de recuperação do paciente e etc. Todos essas prescrições de enfermagem possuem embasamento científico e estão sendo utilizadas no mundo todo, para auxiliar no tratamento e na recuperação dos pacientes que tiveram COVID-19.
Dessa forma, o acompanhamento da enfermagem para o paciente pós-COVID é indispensável para: auxiliar o paciente no retorno às suas atividades diárias o mais breve possível; identificar sinais e sintomas de agravamento do estado do paciente e intervir em tempo oportuno, encaminhando-o rapidamente aos serviços de referência e garantir a recuperação da sua saúde.
Na área da neuropsicologia e psicologia, estudos apontam o aumento dos casos de pessoas com dificuldades cognitivas, como déficits na memória, concentração e atenção, planejamento e organização de ações do dia a dia, em vários aspectos da linguagem. Sob o ângulo analítico quanto ao manejo das emoções, observamos um aumento significativo da manifestação de transtornos mentais como a Ansiedade e Depressão, e neste cenário de futuro incerto, fortemente apresentado pela pandemia, entramos em contato com a fragilidade da vida humana, marcado por diversas formas de perdas, de familiares ou amigos, conhecidos ou desconhecidos, implicando também no enfrentamento dos processos do Luto. As perdas influenciam nossas emoções e motivações. A ausência de motivação, a falta de vontade e o medo tendem a ganhar mais espaço e se manifestar de um modo cada vez maior ao deixarmos de buscar pela consciência de como nos sentimos e nos encontramos emocionalmente.
Problemas emocionais e cognitivos têm sido observados em pessoas de todas as faixas etárias e níveis socioeconômicos. A avaliação e o acompanhamento com um neuropsicólogo e psicólogo, contribuem para o rastreio, diagnóstico e prognóstico dos sintomas pós COVID-19, assim como na reabilitação dos aspectos cognitivos e manejo dos sintomas emocionais. Também contamos com uma terapeuta energética que trabalha o equilíbrio emocional, mental e físico através da Radiestesia e da Psicanalise voltada para o atendimento adulto, infantil e adolescente.
REABCLIN: Rua General Carneiro, 468, Centro. Telefone: 3272-5459.
CURRÍCULOS
Bruna Cirineo Sacco Martins – Fisioterapeuta formada pela PUC – Campinas em 1989, Pós-Graduada em Cardiorrespiratória, integrante da Sociedade Brasileira de Reeducação Postural Global (RPG – Instituto Philippe Souchard), com formação em Osteopatia, Osteopatia Craniana, Maitland, Holística, Terapia Manual, Isostretching, Pilates Clínico e Studio.
Ana Maria Basile Martins Rezende – Psicóloga formada pela PUC-SP em 1991, Psicóloga hospitalar (FMUSP), Especialista em Psicodrama Terapêutico (Instituto Sedes Sapientiae), Especialista em Neuropsicologia pelo CEPSIC-USP, Especialista em reabilitação neuropsicológica (USP), Especialista em Terapia cognitivo comportamental.
Keity Laurinda de Oliveira – Psicóloga (Unip Sorocaba/2018), pós graduanda em Psicobiologia dos Distúrbios da Ansiedade (FACUMINAS)
Paolla Furlan Roveri – Enfermeira formada pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), Mestre em Enfermagem com ênfase em Saúde Coletiva e Promoção da Saúde (UEM), Especialista em Informática na Saúde (UFRN), Membro da Sociedade Brasileira de Informática na Saúde (SBIS).
Vera Prado Fernandes – Psicanalista – (IPDC) Instituto Paulista de Desenvolvimento Comportamental), Terapia Cognitiva Comportamental (IPDC), Terapia de comunicação com filhos para pais e mães (IPDC), Hipnose Clinica (Instituto Lucas Naves),Psicoterapia sob medida (Instituto Lucas Naves) Radiestesia/Radionica ( Espaço Humanidade/Andresa Molina ), Licenciatura em Pedagogia (Universidade Metropolitana de Santos – UNIMES), Licenciatura em Educação Especial(UNIMES), Pós Graduações: Docência do Ensino Superior (UNIMES), Neuropsicopedagogia (FACON), Psicopedagogia (FACON), Psicomotricidade (FACON). Instagram vpf_psicanalise