Por Matheus Almeida Morais
De alguma forma, sua empresa já utiliza as redes sociais, certo? Quando falamos de ações de Marketing Digital, praticamente todo mundo sabe a importância de gerar conteúdo para plataformas como Instagram, Twitter, Linkedin, Facebook e várias outras. É só gerar, criar, publicar e compartilhar conteúdo para marcar presença no ambiente digital? Ou existe alguma maneira de dar um passo adiante?
Isso varia muito do objetivo que você usa o perfil do seu negócio, nas redes sociais. Você está lá para fazer vendas online? Quer utilizar suas redes como estratégia para direcionar o tráfego até o seu site? Ou estar presente para dar um suporte aos seus clientes?
Existem diversos objetivos que você pode alcançar. Segue aí, os principais:
*Aumentar o conhecimento do público sobre a marca;
*Gerar relacionamento com a marca;
*Atendimento ao público e clientes;
*Construir comunidades;
*Acompanhar o que estão falando sobre sua marca;
*Direcionar tráfego para o seu site;
*Gerar Leads;
*Aumentar sua receita com vendas.
Para ir além do reconhecimento da marca e dos likes (onde muitos estacionam aí nessas métricas de vaidade), a geração de Leads e de vendas através das redes sociais é um bom próximo passo. Coletar Leads ajudará não só a encontrar pessoas interessadas nos seus produtos e serviços, mas também a manter contato com esses prospects.
Estratégias nas Redes Sociais que você precisa fazer pra ontem!
Existem muitas opções de redes sociais para trabalhar, cada uma com recursos exclusivos para ajudar a se conectar com pessoas, profissionais e outras marcas.
É por lá que você vai conseguir trabalhar ações de Marketing que cativam a audiência, emocionam e, muitas vezes, fidelizam uma base de seguidores – gerando uma boa imagem da sua marca e atraindo, inclusive, novos parceiros para ela, que fazem questão de divulgar suas publicações.
Usar as redes sociais para promover sua empresa é sempre o primeiro passo. Expandir sua audiência, explorar novas redes e aumentar o engajamento podem vir logo em seguida.
- Comece pelo diagnóstico das suas redes sociais
A chave é formular uma estratégia eficaz, incluindo todas as tendências e melhores práticas junto da construção da jornada de compra. Isso passa pelo diagnóstico atual dos seus perfis. Ao examinar seus dados, você saberá em que direção colocar seus esforços de Marketing sem cometer grandes erros. - Comece a impulsionar seus resultados com a geração de Leads
As empresas B2C, que trabalham com a venda direta para o público final, usam seus perfis nas redes sociais para capturar compradores de forma rápida e objetiva. Campanhas de ofertas e promoções em datas comemorativas são comuns em qualquer rede, não é mesmo? O objetivo é chamar sua atenção e promover a compra por impulso. Esse, obviamente, não é o caso de organizações B2B que usam redes sociais para promover seus conteúdos. Em vez disso, o caminho é trabalhar com a geração de Leads. - Diversifique os canais de comunicação com o seu público
Nos últimos anos, os recursos das mídias sociais têm sido aprimorados. Isso fez surgir maneiras inovadoras para divulgar conteúdos e atrair novos contatos.
Contudo, para além de divulgar seus materiais e formar uma boa base de fãs e Leads, é importante lembrar que nas redes sociais não é possível ter controle total da sua audiência. Além disso, você depende da boa vontade do algoritmo de cada rede, que pode mudar a qualquer momento, quem já trabalha com Instagram e Facebook sabem muito bem do que eu estou falando! Assim, para não perder nenhuma oportunidade e manter o contato com os seus seguidores, o ideal é que eles sejam levados das redes que você utiliza para sua base de Leads com o objetivo de trabalhar a comunicação em outros canais. Todo mundo utiliza um canal favorito. Nesse caso, fazer essa diversificação entre aqueles que sua marca utiliza vai ajudar a levar o maior número de Leads até o fim da jornada de compra.