No último fim de semana, Itapetininga sediou um workshop de motocross com a presença do piloto multicampeão, Rafael Zenni. O evento foi realizado na Pista Municipal de Motocross/Velocross.
Com a participação de pilotos de motocross de todas as idades, Rafael Zenni compartilhou um pouco da sua experiência nas pistas com todos os esportistas. O dez vezes campeão brasileiro e quinze vezes campeão paulista ressaltou a importância do motocross na formação das crianças.
“Ando desde meus três anos de idade. Sempre foi essencial para eu aprender muito não só sobre o esporte, mas também para vida”, comentou Zenni.
Do lado de fora das pistas, os corações do avô, Kiko Araújo, e do pai, Dayan Mori, acompanham o desenvolvimento de seus pequenos. Dayan comentou que sempre está por perto do filho, Dayan Júnior, e torce pelo aprendizado do garoto – “A gente espera que tudo dê certo e que ele aprenda a andar da maneira mais segura e tranquila possível”.
Já o avô, Kiko, enfatiza como é bom o aprendizado para quem vive no meio do motocross – “Rafael Zenni é um ótimo professor, essa é uma ótima oportunidade”, afirmou Kiko.
Ele lembrou também da importância para os pilotos amadores de uma pista municipal na cidade, entregue oficialmente pela prefeita Simone Marquetto em abril deste ano.
“Esse espaço é a oportunidade de desenvolvimento que a gente aguardava há mais de 20 anos na cidade, e que só foi possível graças a Prefeitura de Itapetininga, é muito gratificante”, avaliou Kiko.
Os participantes praticaram em sessões de treino de velocross, no sábado e motocross, no domingo. Para Rafael Zenni trazer um evento como esse para Itapetininga só foi possível graças a criação do espaço.
“Não tem como, todo evento que tiver algo aqui, vai lotar. Cada vez mais gente entra para o motocross e, com essa pista aqui na cidade, a tendência e aumentar ainda mais”, garantiu Zenni.
A nova Pista Municipal de Motocross/Velocross de Itapetininga, considerada pelos praticantes da modalidade como uma das melhores de todo o estado de São Paulo, passa a incentivar não só a prática do esporte, mais ajuda a aquecer a economia da cidade, principalmente nos setores de serviços e de turismo, uma vez que setores diretamente e indiretamente relacionados ao esporte serão beneficiados, tais lojas de artigos especializados e o ramo de hotelaria, uma vez que a tendência é que a cidade passe a receber diversos eventos no local, com atletas vindos de todo o Brasil.
Sérgio Caputo foi o responsável pela organização do curso e contou um pouco de como ficou satisfeito com a realização do evento e o que espera para o futuro do motocross em Itapetininga.
“Conheço o Rafael Zenni já de longa data e, poder trazê-lo para cá é uma ótima experiência para o pessoal da cidade, ainda mais agora com a nossa nova Pista Municipal. A pessoa que pratica o motocross tem essa válvula de escape e consegue levar uma vida bem mais centrada, e é isso que a gente quer mostrar para eles”, concluiu Caputo.
A Pista Municipal de Motocross/Velocross de Itapetininga fica às margens Rodovia Raposo Tavares, na Avenida Mário José Bartholo, 200, no Vale San Fernando, ao lado do Clube de Campo da Sabesp.