PUBLICIDADE
18 de fevereiro de 2026
Sem resultado
Ver todos os resultados
ANUNCIE
  • Home
  • Cidade
  • Economia
  • Política
  • Região
  • Conteúdo Especial
  • Vida e Estilo
  • Home
  • Cidade
  • Economia
  • Política
  • Região
  • Conteúdo Especial
  • Vida e Estilo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Jornal Cidade Itapetininga
Sem resultado
Ver todos os resultados

Cidades da região de Itapetininga assinam termo de cooperação com Comitê Paralímpico Brasileiro

Facebook TwitterWhatsappTelegram

A inclusão dos estudantes deficientes na atividade esportiva será levada para 25 municípios da região de Itapetininga. A iniciativa foi da prefeita Simone Marquetto, que também é presidente da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS), que realizou nesta quinta-feira, dia 24, uma reunião entre o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e as cidades interessadas que assinaram o termo de cooperação. O programa prevê a capacitação de professores da rede municipal de ensino, particularmente de educação física, para ampliar a inclusão dos estudantes na atividade esportiva.

PUBLICIDADE

Itapetininga, que já tinha assinado o convênio com o Comitê Paralímpico Brasileiro no mês passado, abriu as portas do Auditório Municipal “Alcides Rossi” para as cidades da região também assinassem o termo. A prefeita Simone Marquetto destacou a importância dessa parceria. “Fomos procurados por vários prefeitos da região que se interessaram em firmar esse convênio com o Comitê. Nós, como representantes municipais, temos o dever de valorizar e trabalhar pela inclusão. Fico extremamente contente e emocionada com este momento tão importante”, falou Simone.

O presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), Mizael Conrado, apontou que o coração da entidade é a inclusão. O esporte de alto rendimento é apenas uma das finalidades do órgão. Como exemplo, Conrado contou um pouco de sua história. Nasceu cego, realizou quatro cirurgias ainda bebê por nascer com catarata congênita e passou a enxergar. Aos nove anos, devido ao deslocamento de retina, novamente perdeu a visão até ficar cego aos 13 anos.

Quando foi informado sobre a perda da visão, a sua esperança de se tornar jogador de futebol tinha acabado. “O que é uma criança sem sonhos?”, perguntou para a plateia o presidente do Comitê. Em 1986, Conrado foi matriculado numa escola de cegos e ouviu um barulho. Eram crianças jogando futebol, mas com deficiência visual. “Entrei no escola e fui jogar futebol. Com a oportunidade, o sonho retornou”, acrescentou. Ele foi eleito o melhor jogador do mundo de futebol em 1998 e fez parte dos dois primeiros títulos paralímpicos do Brasil, em Atenas-2004 e Pequim-2008.

PUBLICIDADE
Fotos: William Furtado.

Conrado explicou que o Brasil possui uma das legislações mais modernas das Américas sobre o tema da Pessoa Com Deficiência. “Porém, temos que colocar todas as normas e leis na prática e nas vidas da pessoas”, enfatizou. “Mais importante que a reabilitação física é a reabilitação emocional. A atividade esportiva tem a capacidade de transformar a vida das pessoas”, completou o presidente do Comitê.

Aos prefeitos, vice-prefeitos e secretários municipais das cidades da região, a prefeita de Itapetininga e também presidente da RMS, Simone Marquetto, este foi o primeiro evento da Subsecretaria da Pessoa com Deficiência, ao chamar os funcionários que representam a pasta no palco do auditório para que todos os conhecessem. “Cada um tem uma história de superação e estão aqui realizando um trabalho de excelência em nossa cidade. Merecem nosso maior respeito. Gratidão por cada um que faz parte desta subsecretaria”, disse Simone emocionada. “Nosso desafio é demonstrar que a deficiência não limita nossas vidas e é possível atender todas as pessoas”, completou a chefe do Executivo.

PUBLICIDADE

A previsão, conforme o presidente, é capacitar no Brasil 100 mil professores para o esporte paralímpico até 2025. Atualmente, já estão habilitados 30 mil professores. Todos os cursos vinculados à instituição são de graça. Conrado elogiou a presença de secretários de diversas pastas. A prefeita Simone Marquetto explicou que isso permite melhores resultados e maior economia de recursos públicos. “É um trabalho multidisciplinar”, enfatizou.

Além do presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro, Mizael Conrado, estiveram presentes no evento representando o Comitê, o vice-presidente, Yohansson Nascimento, o superintendente de Administração, Nelson Costa, o coordenador do programa de Educação Paralímpica, Davi Farias Costa, o assessor especial de Comunicação, Daniel Brito. Representando a Câmara de Vereadores de Itapetininga, vereador Antônio Etson Brun.

Da região, participaram os prefeitos de Tapiraí, Araldo Todesco, de Sarapuí, Gustavo de Souza Barros Vieira, de São Miguel Arcanjo, Paulo Oreia, de Ribeirão Grande, Marcelo Luis Nunes, de Quadra, Lheonildes Andrade de Oliveira, de Pilar do Sul, Marco Aurélio Soares, de Jumirim, Daniel Vieira, de Itu, Guilherme dos Reis Gazzola, de Iporanga, Alessandro Mendes Rodrigues, de Guareí, José Amadeu de Barros (Juca), de Alambari, João Paulo Carioca. Salto foi representada pelo vice-prefeito, Edenilson Santos, Piedade pelo vice-prefeito, Reinaldo Corrêa da Silva e Araçoiaba da Serra, pelo vice-prefeito, Adilson Aparecido Domingues.

Outras cidades da região foram representadas pelos secretários municipais, Manoel Corrêa Neto de Votorantim, João Alfredo Marques de Boituva, Waldevino Grisotto de Cerquilho, Juliana Ferreira Ruiz Mendes de Guapiara, Márcia Aparecida Gerônimo de Ibiúna, Rodrigo Garcia de Mairinque, Antônio Marmo Corrêa de Ribeirão Branco, Cassiano Sinisgalli de Tatuí, Alerson Agapto de Campina do Monte Alegre, Mônica Aparecida Rodrigues de Iperó e Luiz Alberto Vaz de Araçariguama.

Relacionadas

Estradas rurais dos bairros Campo do Meio e Rocinha, em Itapetininga, recebem serviços de nivelamento

por Cidade Itapetininga
As equipes executaram o serviço de nivelamento nas estradas dos bairros Campo do Meio e Rocinha. (Divulgação)

A Prefeitura de Itapetininga, por meio da Secretaria de Serviços Públicos, segue com os trabalhos de manutenção e melhoria das...

Ler maisDetails

PAT de Itapetininga tem 211 vagas de emprego nesta quarta-feira

por Cidade Itapetininga
Carteira de Trabalho Digital. (Agência Brasil)

O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Itapetininga oferece, nesta quarta-feira (28), 211 vagas de emprego. Os interessados devem...

Ler maisDetails

Confira o que abre e fecha no Dia do Servidor Público

por Cidade Itapetininga
Praça dos Três Poderes, localizada no Jardim Marabá. (Divulgação)

Comemorado oficialmente em 28 de outubro, o Dia do Servidor Público foi antecipado para esta segunda-feira (27). Com a mudança...

Ler maisDetails

Feira de Economia Criativa e Solidária vai ser realizada em outubro em Itapetininga

por Cidade Itapetininga
A FECRIS é mais que uma feira: é um espaço de integração, cultura e solidariedade, reunindo artistas, empreendedores criativos, coletivos e iniciativas locais. (Divulgação)

A cidade de Itapetininga se prepara para mais uma edição da FECRIS – Feira de Economia Criativa e Solidária, que...

Ler maisDetails

Frota do transporte coletivo é renovada em Itapetininga

por Cidade Itapetininga
A nova frota traz mais conforto e segutança para os usuários. (Divulgação/Prefeitura de Itapetininga)

A Prefeitura de Itapetininga informou que novos ônibus municipais já estão em circulação nas linhas urbanas. A iniciativa faz parte...

Ler maisDetails
Ver mais
PUBLICIDADE

Notícias Recentes

O Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de São Paulo (IFSP) em Itapetininga. (William Furtado)

IFSP abre inscrições para seleção de professores do Cursinho Popular

O "Festival do Boteco" será realizado na quinta (12) e sexta-feira (13), a partir das 17h. (Divulgação)

Festival do Boteco começa nesta quinta-feira e promete agitar o Carnaval em Itapetininga

No interior do imóvel, a Polícia Civil encontrou expressiva quantidade e diversidade de drogas, entre elas maconha, cocaína e a substância conhecida como “ice”, além de porções fracionadas prontas para a comercialização. (Divulgação/Polícia Civil)

Polícia Civil estoura ‘casa bomba’ e prende suspeito por tráfico de drogas em Itapetininga

O Ambulatório Médico de Especialidades (AME) Itapetininga “Dr. Roberto Affonso Placco”. (Divulgação)

AME Itapetininga abre vaga para técnico de enfermagem

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

© 2022 Cidade Itapetininga. Todos os direitos reservados.

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Cidade
  • Política
  • Economia
  • Conteúdo Especial
  • Esportes
  • Região
  • Cultura

© 2022 Cidade Itapetininga. Todos os direitos reservados.