Por William Furtado
Na última sexta-feira (30 de julho) iniciou a 180º Festa em louvor ao Senhor Bom Jesus de Alambari. A novena terá missas todos os dias às 19h30. Na sexta-feira (6) procissão às 18h e encerrando domingo com missa às 9h30 com o reitor do Santuário.
O bispo diocesano Dom Gorgônio Alves da Encarnação Neto preside a Santa Missa na terça-feira (03). A novena também contará com a presença do Bispo da Diocese de Registro, Dom Manoel Ferreira dos Santos Junior que celebra na segunda-feira (02).
Segundo padre André Luiz Garcia, a devoção iniciou desde 1840 enquanto ainda nada existia, apenas mato. Conta também que segundo a história Major Domingos Afonso, residente em Itapetininga, seguia viagem para Guaratinguetá acompanhado de sua esposa e de seu filho menor de nome Afonso.
Ao atravessar um lajedo o pequeno Afonso caiu do animal em que viajava, fraturando o crânio e ficando desacordado por muitas horas. Domingos Afonso, e sua esposa comprometeram-se em construir uma capela sob a invocação do Senhor Bom Jesus, se o seu filho recobrasse os sentidos e se restabelecesse da queda que levara. O pequeno Afonso recobrou os sentidos, ficando, logo depois, completamente restabelecido, permitindo assim que caravana prosseguisse. Anos mais tarde, Afonso tornou-se padre.
Em 1840 foi construída a 1ª Capela do Bom Jesus e no mesmo ano, em 11 de setembro foi elevada a dignidade de Paróquia. Com isto começa o povoamento de alambari que se tornou um povoado de Itapetininga. Desde então, todos os anos, muitos romeiros e devotos da região vem agradecer as graças alcançadas através do Senhor Bom Jesus e a vila foi crescendo e se desenvolvendo a partir desta devoção, recebendo o primeiro nome de “Alambari do Bom Jesus”.
Esta atual Igreja é a 3ª construção reformada e ampliada.
Em comemoração aos 180 anos de criação da Paróquia, a pedido do atual pároco, Pe. André Luiz Garcia, em 11 de setembro de 2020, Dom Gorgônio Alves da E. Neto, Bispo Diocesano, elevou a Paróquia à dignidade de Santuário Diocesano.
Vale ressaltar, que para todas as celebrações serão respeitadas todas as orientações sanitárias, conforme as autoridades de saúde, como o uso obrigatório de máscaras, a higienização das mãos e o distanciamento entre os fiéis.
As missas serão transmitidas “ao vivo” pelas redes sociais do Santuário. Todas as noites também haverá a venda de doces e salgados.
O Santuário do Senhor Bom Jesus está localizada na Praça Dom Joaquim José Vieira no centro de Alambari. Outras informações pelo telefone (15) 3274 1408.