Uma parceria entre a Prefeitura de Itapetininga e a CPFL Santa Cruz está promovendo no município uma nova edição do Projeto Arborização + Segura, que desenvolve ações de revitalização da arborização na área urbana.
O programa tem o objetivo de promover maior segurança à população por meio do plantio de espécies arbóreas que convivam de forma harmônica com o contexto urbano e suas estruturas, como redes elétrica, de água, esgoto, telefonia, calçamentos e iluminação pública, entre outros.
Com a implantação do projeto Arborização + Segura, as árvores que oferecem riscos à população e a integridade das redes elétricas são identificadas por meio de uma inspeção que envolve técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente – Condema e da companhia de energia.
Após criteriosa avaliação e autorização junto aos órgãos competentes, esses exemplares serão substituídos gradativamente por novas espécies mais adequadas para o convívio com o contexto urbano.
A revitalização da arborização será feita em ruas centrais e adjacências como Virgílio de Rezende, João Adolfo, Coronel Joaquim Leonel, Padre Albuquerque, General Carneiro, Tenente Luiz Leitão, Capitão José Leme, Júlio Prestes e Coronel Afonso.
O projeto prevê o plantio de 300 mudas de porte adequado para o cenário urbano e convívio sob a rede de energia elétrica, cinco vezes o número de árvores que serão substituídas. A revitalização da arborização reduz a necessidade de podas e aumenta a segurança da população. Entre as espécies que serão plantadas estão o Resedá, que tem porte adequado para o plantio sob as redes elétricas, e Ipês Branco e Amarelo, em áreas e espaços livres das redes de energia.
Os esforços com o projeto se somam a outras iniciativas desenvolvidas pela Prefeitura de Itapetininga e Secretaria de Meio Ambiente para melhorar a qualidade de vida da população e garantir maior segurança com sustentabilidade, como a realização de podas preventivas e a adoção de uma ação conjunta multidisciplinar em vistorias e acompanhamento de exemplares.
“A seleção de espécies adequadas a serem plantadas reduz as interferências da vegetação nas redes elétrica, de telefonia, de água e esgoto e oferece, ainda, melhor acessibilidade das pessoas às calçadas, conciliando o fornecimento de energia com a melhoria da qualidade de vida da população”, explica o Secretário de Meio Ambiente, Eder Costa.
Além do Projeto Arborização + Segura, a Prefeitura de Itapetininga também realiza podas preventivas para evitar riscos à segurança da população e danos à rede elétrica. As podas seguem rigorosos critérios técnicos para evitar agressões desnecessárias às árvores e são monitoradas por especialistas em meio ambiente.